Muricy briga pela 250ª vitória no Tricolor

84
treino.6.12.14

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net

Um dos grandes ídolos da torcida são-paulina e comandante da equipe na briga pelo título da Copa Bridgestone Libertadores, o técnico Muricy Ramalho poderá atingir mais uma importante marca pelo clube. Diante do Danubio-URU na noite desta quarta-feira (25), às 22h (de Brasília), no Morumbi, o treinador buscará a sua vitória de número 250 pelo São Paulo – até então ele soma 249 vitórias, 122 empates e 91 derrotas (63% de aproveitamento).

A trajetória de Muricy começou em 1994, quando o então auxiliar técnico do Mestre Telê ganhou a oportunidade de dirigir o time após a conquista do Bicampeonato Mundial de Clubes, em 1993. No dia 23 de janeiro daquele ano, no Estadual, o treinador comandou o São Paulo pela primeira vez e estreou com o pé direito: goleada por 4 a 1 sobre o Santo André. Daí em diante, o treinador ganhou a missão de comandar a jovem equipe são-paulina.

Publicidade

O Expressinho, time de juniores e reservas do clube que disputava as partidas e torneios amistosos quando o time titular não estava disponível, foi responsável por revelar os então garotos Rogério Ceni, Juninho Paulista e Denílson. E o troféu da Conmebol de 1994, com um time repleto de jogadores jovens, é tido pelo treinador como um dos momentos mais importantes de sua carreira.

De lá para cá, o comandante mostrou que tinha condições de conduzir o clube em grandes conquistas como a Copa Master Conmebol (1996) e o tri do Brasileiro (2006/07/08). Motivos de sobra para deixar técnico orgulhoso por dirigir o São Paulo. Ao todo, com 462 jogos, Muricy é o segundo técnico que mais comandou o time, atrás apenas de Vicente Feola, com 533 (299 vitórias).

Em sua terceira passagem pelo Tricolor, desde a estreia contra a Ponte Preta (1 x 0), no dia 12 de setembro de 2013, o treinador disputou 98 jogos. Nesse período, foram 52 vitórias, 21 empates e 25 derrotas. A missão de brigar por um resultado positivo nesta quarta, que poderá render a marca, é fundamental para as pretensões do São Paulo na Libertadores. Derrotados na rodada de estreia, Tricolor e Danubio precisam da vitória para manterem a briga pela classificação para as oitavas de final do maior campeonato do continente.