Na volta ao Morumbi, Pato faz dois, e São Paulo goleia “tiki-trapa” do Audax

120

Fonte: GloboEsporte.com – Juliano Costa

  • lance capital

    34 do 1ºtempo

    L.uis Fabiano lança Alexandre Pato, que, cara a cara com o goleiro, mostra tranquilidade, marca o segundo gol e praticamente mata o jogo.

    Publicidade
  • artilheiro

    Alexandre Pato

    Com mais gois gols, o atacante chegou a seis, isolando-se na artilharia do Paulistão, com dois a mais que Rodrigo Andrade, do Botafogo de Ribeirão.

  • com moral

    Luis Fabiano

    O atacante não marcou, mas participou de três gols. Saiu aos 16 do segundo tempo para ser poupado e foi muito aplaudido pelo torcedor.

A inspiração é nobre: o “tiki-taka”, sistema criado por Pep Guardiola no Barcelona, onde a posse de bola é valorizada ao extremo, com passes curtos e movimentação constante. Mas a realidade do Audax é outra. Obviamente sem a mesma qualidade técnica do Barça ou do Bayern de Munique (atual time de Guardiola), o time de Osasco mostrou que está mais para “tiki-trapa” e foi presa fácil para o São Paulo, neste sábado, no Morumbi.

Na volta ao seu estádio, após a reforma do gramado, o Tricolor venceu por 4 a 0, com gols de contra-ataque, aproveitando erros bobos do Audax. Michel Bastos e Alexandre Pato fizeram dois gols cada, e o São Paulo deu uma respirada em meio à pressão após a derrota para o Corinthians pela Libertadores, na última quarta-feira.

Alexandre Pato comemora gol do São Paulo contra o Audax (Foto: Marcos Ribolli)
Alexandre Pato comemora gol do São Paulo contra o Audax (Foto: Marcos Ribolli)

A torcida aprovou a atuação do time e cantou o nome de Muricy Ramalho, criticado pela forma como o Tricolor perdeu para o rival no meio de semana. O treinador retribuiu o carinho com acenos e beijando o escudo do clube na camisa.

O São Paulo lidera com folga o Grupo 1 do Paulistão, com 16 pontos, cinco a mais do que o Mogi Mirim. Já o Audax, que toca, toca, toca e não chuta, é o lanterna do Grupo 2, sem nenhuma vitória até o momento.

O São Paulo agora volta suas atenções para a Libertadores. Na quarta-feira, o time recebe o Danubio, do Uruguai (ingressos à venda).

Pelo Paulistão, o Tricolor volta a jogar no domingo, contra o Rio Claro, fora de casa. Já o Audax recebe o São Bernardo em Osasco, no sábado.

Rogério Ceni São Paulo Audax (Foto: Marcos Ribolli)
Rogério Ceni teve pouco trabalho diante do Audax (Foto: Marcos Ribolli)

O jogo

Entre um cochilo e outro, o São Paulo fez dois gols em dois minutos – aos 33 e aos 34 – e matou o jogo ainda no primeiro tempo. Com sua proposta de passes curtos e movimentação constante, sem nunca dar chutão para frente, o Audax tinha a posse de bola. Tocava, tocava e tocava. E ficava nisso. Não chutava, não infiltrava, não fazia nada.

Fiorella Mattheis, são paulo x audax (Foto: Marcos Ribolli)Fiorella Mattheis, namorada de Alexandre Pato, vê
o jogo no Morumbi  (Foto: Marcos Ribolli)

Uma chatice que parecia sem fim, até que Luis Fabiano resolveu aparecer em campo, saindo da área e puxando a marcação de um zagueiro, abrindo espaço para seus companheiros. No primeiro gol, Thiago Mendes foi quem aproveitou para invadir a área e rolar para Michel Bastos tocar para a rede. No segundo, foi Pato quem recebeu do Fabuloso e tocou na saída do goleiro Felipe Alves.

– Eles podem tocar a bola, que a gente joga nos contra-ataques e faz os gols – resumiu o volante Souza, na saída para o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, Muricy fez só uma alteração: colocou Edson Silva no lugar de Dória, que reclamou de dores no tornozelo. O panorama da partida não mudou.

O Audax tinha a bola e não sabia o que fazer com ela. O Tricolor se armava para sair nos contra-ataques e era letal quando chegava à área do time de Osasco. Pato fez o terceiro aos 6 minutos, chegando a seis no Paulistão e se isolando na artilharia do torneio. E Muricy, então, aproveitou para poupar também Luis Fabiano e o próprio Pato, prestigiado pela namorada Fiorella Mattheis no Morumbi.

Satisfeito com os três pontos, e ciente de que futebol é bola na rede, o São Paulo deixou o Audax tocar a bola e ainda fez o quarto, já no finalzinho, com Michel Bastos. O time de Osasco ainda vai liderar todas as estatísticas de passes e posse de bola, mas é seríssimo candidato ao rebaixamento.

Michel Bastos comemora gol do São Paulo contra o Audax Osasco (Foto: Marcos Ribolli)
Michel Bastos comemora gol do São Paulo contra o Audax Osasco (Foto: Marcos Ribolli)