No Morumbi, São Paulo defende tabu de 33 anos contra times uruguaios

232

Fonte: SporTV.com

O São Paulo tem um jogo fundamental, nesta quarta-feira, para as suas pretensões na Taça Libertadores da América. O Tricolor paulista enfrenta o Danubio, do Uruguai, no Morumbi, a partir das 22h (com transmissão ao vivo do SporTV). Porém, se depender do retrospecto do São Paulo em casa contra equipes uruguaias, o torcedor pode ficar confiante. Os são-paulinos defendem uma invencibilidade em casa de 33 anos contra os times do país vizinho.

Em dez jogos disputados contra times do país vizinho no Morumbi, o Tricolor venceu sete, empatou um e perdeu apenas dois jogos. Aproveitamento de 70%. A última derrota são-paulina, em seu estádio, para um time do Uruguai ocorreu em 1982. Na ocasião o Peñarol, que conquistaria a Libertadores naquele ano, venceu por 1 a 0.

O “É Gol!!! na Memória” relembrou os últimos dois confrontos do São Paulo contra times uruguaios no Morumbi. Em maio de 2008 o adversário foi o Nacional nas oitavas de final. Depois de um empate em 0 a 0 no primeiro jogo, o Tricolor precisava vencer para avançar na competição. Naquela noite de 7 de maio, porém, o atacante Adriano estava inspirado e marcou o primeiro. O São Paulo continuou pressionando mesmo à frente no placar, e no fim do jogo Dagoberto selou a vitória por 2 a 0.

Publicidade
Adriano, pelo São Paulo, na partida diante do Nacional-URU, no Morumbi, em 2008 (Foto: Reprodução SporTV)Adriano, pelo São Paulo, na partida diante do Nacional-URU, no Morumbi, em 2008 (Foto: Reprodução SporTV)

Um ano depois o São Paulo ficou no mesmo grupo do Defensor. O primeiro jogo, em Montevidéu, terminou com vitória brasileira por 1 a 0, gol de Borges. Três semana depois, em 9 de abril, foi disputado o jogo da volta no Morumbi. Os uruguaios chegaram a assustar quando Di Sosa cobrou falta e Rogério Ceni falhou. No segundo tempo, Martín Silva, atual goleiro do Vasco, conseguia segurar a vantagem do Defensor. Mas outra vez brilharia a estrela de Borges, que marcou duas vezes e garantiu a virada tricolor.

Só que não é apenas contra os times uruguaios que o Tricolor tem amplo retrospecto favorável em seus domínios. O São Paulo é um clube que sabe fazer valer o mando de campo na Libertadores. Em toda a história do torneio, a equipe jogou 53 vezes no Morumbi contra clubes de outros países e alcançou 42 vitórias, empatou sete jogos e perdeu apenas quatro. O último clube de fora de nossas fronteiras a bater o tricampeão da América em sua casa foi o Chivas Guadalajara, do México, por 2 a 1, na edição de 2006.