Esquema e peças: veja as mudanças no São Paulo entre os dois Majestosos

73

GloboEsporte.com – Por Marcelo Hazan

– O que jogamos lá é impossível. Foi muito mal. Agora é o nosso campo, com a nossa torcida. Não podemos jogar só aquilo.

A frase de Muricy Ramalho resume o sentimento no São Paulo em relação ao desempenho do time na estreia na Taça Libertadores com derrota para o Corinthians. Mais do que o resultado de 2 a 0 para o rival, a atuação apática do time serve como aprendizado para não ser repetida no clássico deste domingo, às 16h, pela oitava rodada do Paulistão, no Morumbi.

Para o clássico deste domingo, no Morumbi, Muricy tem treinado com o esquema 4-2-3-1: Denilson e Souza como volantes, Michel Bastos, Ganso e Centurión na linha de meias atrás de Luis Fabiano. (Foto: GloboEsporte.com)
Para o clássico deste domingo, no Morumbi, Muricy tem treinado com o esquema 4-2-3-1: Denilson e Souza como volantes, Michel Bastos, Ganso e Centurión na linha de meias atrás de Luis Fabiano

Atrás de um futebol diferente e melhor, o comandante fez mudanças desde aquele clássico do dia 18 de fevereiro. Mesmo com a dúvida sobre o aproveitamento de Dória, cujo tornozelo esquerdo ficou inchado após choque acidental com Cafu no treino de sexta, modificações no esquema e nas peças são certas. Se o defensor não atuar, Edson Silva seria o substituto. Também vale lembrar que Alexandre Pato está fora por uma questão de multa contratual estabelecida no contrato de empréstimo entre o Tricolor e o time alvinegro.

Publicidade

Muricy trocará a formação no 4-4-2, com três volantes e dois atacantes usada naquela partida, para o 4-2-3-1 com dois volantes, três meias e um centroavante.

Entre os jogadores, duas mudanças são certas de um Majestoso para o outro: Maicon, negociado com o Grêmio, dará lugar a Reinaldo. A troca interfere no posicionamento de Michel Bastos. Lateral-esquerdo no primeiro clássico, ele será meia, posição na qual prefere atuar.

Na derrota por 2 a 0 para o Corinthians, o São Paulo teve Michel Bastos na lateral esquerda, com Denilson (centro), Souza (direita) e Maicon (esquerda). (Foto: GloboEsporte.com)
Na derrota por 2 a 0 para o Corinthians, o São Paulo teve Michel Bastos na lateral esquerda, com Denilson (centro), Souza (direita) e Maicon (esquerda); Ganso ficou sozinho na armação e teve atuação ruim, assim como Alan Kardec

Na frente, Alan Kardec, segundo atacante, perdeu a vaga. Centurión, suspenso naquela ocasião por uma punição sofrida ainda no Racing, é o favorito e deve ser utilizado, mas o comandante também testou Thiago Mendes. Com o argentino na esquerda, Michel Bastos fica posicionado pela direita. Se Thiago Mendes atuar, Michel Bastos será deslocado para a esquerda na linha de três meias atrás de Luis Fabiano.

As dúvidas finais de Muricy devem ser solucionadas no treinamento da tarde deste sábado, com portões abertos para a torcida no Morumbi. Na ocasião ele deverá poder saber se o inchaço no tornozelo esquerdo de Dória diminuiu, e se a timidez de Centurión ainda atrapalha para tirá-lo do Majestoso, ou se isso não será empecilho. Sejam quais forem as escolhas, o São Paulo está com o rival engasgado e sabe que precisará jogar mais para vencer o clássico.