GLOBOESPORTE.COM
Diretoria da Macaca é procurada pela Federação Paulista, que rejeita a mudança de horário de partida no Moisés Lucarelli. Intenção da PM era que jogo fosse de manhã
A Federação Paulista de Futebol (FPF) rejeitou a mudança do horário da partida entre Ponte Preta e São Paulo, neste domingo, no Moisés Lucarelli, pela décima rodada do Campeonato Paulista. O jogo permanece agendado para 16h (de Brasília). O pedido da Polícia Militar era a antecipação do duelo para 11h, em virtude de manifestações populares previstas para o mesmo período, em Campinas.
A diretoria da Ponte recebeu a confirmação da FPF de que não haverá mudança no horário original. A informação chegou ao Majestoso no fim da tarde. A troca foi aprovada para um dos jogos da rodada (Palmeiras x XV de Piracicaba passou para 11h, na arena alviverde, em São Paulo), mas rejeitada para Campinas. Mais cedo, o chefe de arbitragem da Federação, Coronel Marcos Marinho, admitiu que não havia nada em curso.
– Houve a solicitação apenas para a alteração do horário da partida entre Palmeiras x XV de Piracicaba por parte do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (Alexandre Morais). Em relação ao jogo Ponte x São Paulo não houve nada. O horário está mantido para as 16h de domingo – garantiu o chefe de arbitragem, em contato por telefone.
A principal preocupação dos órgãos públicos é a segurança. Com a Polícia Militar voltada para o protesto popular, que promete tomar grandes proporções e é previsto para outras capitais do país, o horário não seria adequado para a realização da partida. Além disso, as torcidas de Ponte e São Paulo têm relações conturbadas nos últimos anos.
A rivalidade foi acirrada em 2005, quando o torcedor da Ponte Preta Anderson Ferreira Tomás, o “Conde”, foi morto a pauladas por são-paulinos ao lado do Estádio Moisés Lucarelli. Oito anos depois, as divergências voltaram à tona com a polêmica entre as diretorias sobre o local do segundo jogo da semifinal da Copa Sul-Americana. O São Paulo usou uma situação do regulamento para tirar o mando da Ponte do Majestoso e levá-lo para Mogi Mirim.
Na atual temporada, as duas torcidas já protagonizaram uma briga em Campinas, pouco antes da estreia da Macaca contra a Portuguesa. A confusão foi em um supermercado próximo ao Majestoso e deixou 38 detidos. O primeiro encontro entre os clubes será neste domingo, agora confirmado para às 16h, com transmissão do GloboEsporte.com em Tempo Real.