Melhor ataque do Paulista, São Paulo supera rivais em média de gols no ano

77

Globoesporte.com

Tricolor é o time mais goleador do estadual e também lidera aproveitamento de bolas na rede por partida em comparação com Santos, Corinthians e Palmeiras em 2015

O São Paulo teve um início de ano conturbado, principalmente fora de campo, e ainda não conseguiu vencer um clássico. Mas nada disso impede o time de enfim viver um bom momento.

A boa fase dentro das quatro linhas pode ser traduzida em números. Ataque mais goleador do Paulistão, com 24 gols, o Tricolor supera os rivais Santos, Corinthians e Palmeiras em média de bolas na rede nesta temporada, incluindo todos os torneios disputados pelos quatro times – estadual, Copa do Brasil (Santos e Palmeiras) e Taça Libertadores (São Paulo e Corinthians).

No total, o Tricolor soma 29 gols (24 no Paulista e cinco na Libertadores) em 14 jogos (11 no estadual e três na competição sul-americana). Isso lhe dá uma média de 2,07 bolas na rede por partida, a melhor em comparação com os três rivais (veja os números abaixo).

Publicidade

Nessa comparação, pesa a favor do São Paulo o nível dos adversários na Libertadores, de mais qualidade do que os times da fase inicial da Copa do Brasil enfrentados por Santos (Londrina) e Palmeiras (Vitória da Conquista).

– É importante ter os números a favor. Você pode mostrar para os jogadores e falar que tipo de time você é. Tem de ficar em cima disso. Fortalece o que pensamos de que todos na frente precisam participar mais. Esse time é assim: toma gol porque joga aberto. É a característica dos jogadores. Ser o time que mais faz gols é importante – disse o técnico Muricy Ramalho.

Um dos responsáveis diretos por essa estatística positiva e também pela boa fase do São Paulo, Michel Bastos diz que esses números dão mais confiança. Neste ano, ele fez quatro gols e deu cinco assistências.

– É sempre bom. No fim do ano, ninguém vai olhar contra quem foi, mas sim quantos gols o time fez. Independentemente do adversário, tem de ganhar bem e com gols. Isso mostra a força do nosso time e nos dá mais confiança, porque vínhamos vivendo um momento conturbado – afirmou Michel Bastos.

Com os números a favor e depois de engatar a primeira quadra de vitórias do ano, o São Paulo tentará o primeiro resultado positivo em clássicos neste ano. Nesta quarta-feira, o Tricolor encara o Palmeiras, às 22h, na arena alviverde. Antes, o time empatou sem gols contra o Santos e perdeu duas vezes para o Corinthians (2 a 0 pela Libertadores e 1 a 0 no Paulista).

Veja a comparação de gols, jogos e média do São Paulo com os rivais*:

São Paulo

24 gols em 11 jogos – Paulista
5 gols em 3 jogos – Libertadores
Total no ano: 29 gols em 14 partidas
Média: 2,07 gols por partida

Corinthians

17 gols em 10 partidas – Paulista
10 gols em 5 jogos – Libertadores
Total no ano: 27 gols em 15 partidas
Média: 1,8 gol por partida

Palmeiras

15 gols em 11 jogos – Paulista
4 gols em 1 jogo – Copa do Brasil
Total no ano: 19 gols em 12 partidas
Média: 1,58 gol por partida

Santos

23 gols em 11 jogos – Paulista
1 gol em 1 partida – Copa do Brasil
Total no ano: 24 gols em 12 partidas
Média: 2 gols por partida

* A estatística não inclui jogos amistosos