Muricy se surpreende com Centurión e não vê disputa de posição com Pato

93

GloboEsporte.com – Marcelo Hazan

Centurión foi o melhor jogador do São Paulo na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, neste domingo, no Morumbi, pela oitava rodada do Paulistão. Pela esquerda, o argentino participou de praticamente todas as jogadas importantes do Tricolor, com dribles e velocidade, dando trabalho à defesa corintiana. A atuação foi reconhecida pela torcida, que gritou seu nome durante o jogo. Depois da partida, o próprio técnico Muricy Ramalho destacou o atleta.

Antes de elogiar Centurión, Muricy admitiu surpresa com o bom desempenho dele no Majestoso. Na última sexta-feira, o treinador mostrou receio com a dificuldade de adaptação e a timidez do argentino diante do elenco são-paulino. Isso fez, inclusive, ele cogitar tirá-lo do clássico.

– O Centurión foi uma boa surpresa. Agradou muito. Consertou o nosso lado esquerdo. Tem o drible e a profundidade. Ele chamou atenção no primeiro jogo, contra o Bragantino. Nos dois últimos jogos (Audax e Rio Claro) foi muito mal. Se fosse por essas partidas e pelo treino, ele não iria atuar. Mas foi bom para ele jogar no Morumbi e ver como é um clássico. Ele é muito calado. É difícil tirar algo dele. Temos de ter calma, mas ele foi muito bem – elogiou.

Publicidade

Diante da timidez do argentino, Muricy disse ter chamado o jogador com a prancheta em mãos para perguntá-lo sobre onde gostava de jogar. Centurión apontou o lado esquerdo do campo no esquema 4-2-3-1, setor no qual teve destaque no Racing, seu ex-clube.

Para a sequência do Tricolor do ano, porém, Muricy não vê Centurión disputando posição com Alexandre Pato. O atacante ficou fora contra o Corinthians por uma multa contratual.

– Ele não disputa com o Pato. Ele é jogador de lado, que prepara a bola para os outros. Chamei ele outro dia com o campinho e perguntei onde ele queria jogar. O Michel joga em qualquer uma. E ele apontou o lado esquerdo. Gostei demais dele ali – disse.

Muricy São Paulo x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)Muricy Ramalho não está em boa fase com o São Paulo e admite que time precisa melhorar (Foto: Marcos Ribolli)

Muricy, por fim, lamentou o pênalti desperdiçado por Rogério Ceni, quando o Tricolor ficou com um a mais em campo após a expulsão de Gil. O treinador enxergou evolução em relação ao último Majestoso pela Taça Libertadores, quando a equipe foi dominada pelo rival e perdeu por 2 a 0 na arena do time alvinegro. Agora, a expectativa do treinador é de que o time aprenda com os erros para as fases decisivas do Paulista e da própria competição sul-americana.

Com a derrota no clássico, o São Paulo estacionou nos 17 pontos, na liderança do Grupo 1 do Paulista. O time volta a campo na quinta-feira, contra o São Bento, novamente no Morumbi. Rafael Toloi, que recebeu o terceiro amarelo, está suspenso da partida.

Confira a entrevista coletiva de Muricy Ramalho:

Melhorou em relação ao primeiro jogo?
É que não dava para jogar igual aquela vez. Não dar um chute não pode. Impossível repetir um jogo como aquele. Hoje não. Forçamos, tivemos chances, profundidade, algo que não tínhamos. Não temos velocidade, e o futebol é assim hoje. Nosso time é técnico, mas cadencia muito. Hoje só o Centurión fez isso. Melhorou bastante. Não pode conformar, mas alivia um pouco para as finais, que aí sim vai valer alguma coisa.

Público pequeno no clássico
Ajudaram muito desde o ano passado. Não sei se estão guardando dinheiro para o fim da Libertadores, mas não entendemos mesmo esse público. Clássico sempre temos mais público. Não tem explicação. Lutamos mais do que na outra vez. Nosso ambiente internamente é ótimo no CT. Às vezes jogador se perde no que fala (sobre Souza), mas continuamos com bom ambiente no CT.

Desempenho de Ganso e Luis Fabiano
Tudo preocupa. Analisamos tudo. Agora ainda não, mas faremos uma análise depois vendo o jogo de novo. Agora não dá para falar individualmente. São importantes, fazem a diferença. Um faz o gol e o outro prepara. Quando estão no nível ideal o time cresce.

Jogadores cabisbaixos
Difícil falar. A gente pede eles sempre 100% na parte emocional em um jogo como esse. Mas alguns têm problemas. Falar que não leva para campo é mentira. Mas é duro para nós administrar isso. Eles são profissionais. Cobramos no lado profissional, não olhamos no lado pessoal. Conversamos no intervalo. Estamos com ansiedade na conclusão das jogadas. Espero que seja agora, no começo dos campeonatos, e pode fazer a diferença para ajudar na frente. Na derrota clareia algumas coisas para o futuro.

Direitos de imagem atrasados
Estou há 40 anos no futebol: tem de dizer a verdade, senão gera especulação. Tem que falar a verdade. Porque aí acaba com a especulação. Eu trato assim os meus jogadores. É a minha maneira de ser. Não sei dar voltas. Tem de ser direto. Se promete algo para o jogador é complicado. Precisa esclarecer que é melhor. Todos os clubes estão passando por dificuldade. E aqui ninguém está cobrando nada, porque acontece. É um clube que nesse sentido é tranquilo. Mas é bom esclarecer as coisas. É muita especulação. Quando falo algo, não escondo. Eu abro e falo para acabar com isso.

Time com melhor comunicação em campo
Não temos isso. Kaká era o líder dentro do campo. Às vezes nem era tão importante como jogador, mas sim pela reação e por conduzir o time, com exemplos dentro e fora de campo. Não temos isso. Não fala: você é o líder. Isso vem da pessoa. Eles precisam conversar mais. Se respeitam demais. No futebol não é assim, nem em uma grande empresa. Chamar atenção de alguém não é faltar respeito. Está apenas querendo melhorar. Líder nasce, não é determinado por alguém.

Centurión surpreendeu e disputa posição com Pato?
Chamou atenção no primeiro jogo, contra o Bragantino. Nos dois últimos foi muito mal. E foi legal dar a chance para jogar no Morumbi e ver como é um clássico. Ele é muito calado, difícil tirar algo dele. Tem o drible e ninguém dribla mais no futebol. Fez uma boa partida. Temos de ter calma. Não só nos jogos. Nos treinos também. Coloquei ele para jogar por isso. Se fosse pelos últimos jogos e treinos, não entrava. Mas foi muito bem. Mas não é na posição do Pato. É jogador de lado. Prepara a bola para os outros. Chamei ele outro dia com o campinho e perguntei onde ele queria jogar. Michel joga em qualquer uma. E ele apontou o lado esquerdo. Ele não disputa com o Pato. Mas gostei demais dele no lado esquerdo.

O que levar desse clássico para a Libertadores
Aqui é time grande. Todos estão acostumados com clássico. Me preocupo em jogar bem. Em casa é obrigação jogar bem.

Pedido por raça da torcida
Eles lutaram. Às vezes de forma exagerada. Eles brigaram, foram para cima, mas tem hora que não dá. O pênalti ao nosso favor foi a grande diferença, ainda com um a mais. Tiveram uma boa atitude. Torcedor fica irritado pelo resultado, ainda mais com um rival tradicional.

Mata-mata

Gosto de pontos corridos. Tem de se preparar melhor. Mata-mata o oitavo ganha do primeiro. Não mostra competência. Tem de fazer o bom para o público. Os jogos fora são sempre lotados. Se for mesmo não concordando, público faz diferença.

Ganso pouco participativo
Converso com o Ganso desde o Santos. Ele tem essa dificuldade. No fim do jogo coloquei ele de segundo volante. Se tivesse mais pegada era a ideal. Ele não gosta de entrar na área. Prefere o passe do que o gol. Mesmo falando direto, eu paro o treino, mas no jogo… (gesto de que não faz). Ele foi um pouco para trás. É a característica do jogador. É difícil. Ele sempre foi assim