FOTO por Miguel Schincariol / saopaulofc.net
Foi suado, mas o Tricolor retomou o caminho das vitórias no Campeonato Paulista de 2015. Com gol do goleiro Rogério Ceni, em cobrança de pênalti, o São Paulo bateu o São Bento por 1 a 0 e triunfou novamente após dois jogos. Apesar de criar inúmeras oportunidades e ficar mais tempo no campo de ataque, o time são-paulino não teve vida fácil para derrotar o clube do interior e manter a liderança do Grupo A, agora com 20 pontos em nove jogos.
Na próxima rodada, para tentar manter o embalo e aos poucos retomar a confiança, o Tricolor visitará a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, no domingo (15), às 16h (de Brasília). Com o resultado na noite desta quinta-feira (12), no Morumbi, o São Paulo conseguiu abrir cinco pontos para o segundo colocado na chave, o Mogi Mirim, que detém 15.
Para o confronto desta noite, as novidades foram: Auro no lugar de Bruno, Lucão na vaga de Rafael Toloi (suspenso), Carlinhos ganhou a lateral esquerda que era de Reinaldo, Thiago Mendes no lugar de Souza (lesionado), Alan Kardec na vaga de Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato substituindo Luis Fabiano (lesionado).
Dessa forma, o time são-paulino começou o confronto com Rogério Ceni; Auro, Lucão, Edson Silva e Carlinhos; Denilson, Thiago Mendes, Michel Bastos e Centurión; Alan Kardec e Alexandre Pato. Dória (lesão no tornozelo esquerdo), Daniel (recupera-se de cirurgia no joelho direito), Denis (cirurgia no ombro direito) e Rodrigo Caio (reta final de recuperação após cirurgia no joelho) também não puderam reforçar o time.
Quando a bola rolou, o embate começou parelho e com os dois clubes apostando na marcação no meio de campo para evitar sustos. Assim, a primeira chance dos anfitriões só surgiu aos 11 minutos. Alan Kardec recebeu de Thiago Mendes, fez o pivô e recebeu a falta. A arbitragem marcou, e Rogério Ceni foi para a bola. O capitão bateu com perigo, mas o goleiro Henal voou e evitou o gol do São Paulo.
O São Bento marcava forte e tentava quebrar o ritmo do jogo dos anfitriões, que tinham dificuldades para avançar e finalizar. Para abrir espaços, Muricy orientava Auro a todo momento, pedindo para o jovem lateral encostar em Michel Bastos, e também que Alan Kardec buscasse a movimentação mais dentro da área.
Aos 27 minutos, Michel Bastos fez ótimo cruzamento no segundo pau para Centurión, que finalizou de cabeça para à direita do goleiro Henal. A jogada mostrou que por ali os donos da casa poderiam buscar o primeiro gol. Aos 34, novamente pela direita, Michel Bastos rolou na entrada da área para Thiago Mendes, que finalizou à esquerda da meta. A bola passou muito perto do ângulo!
Mais tarde, pouco antes do intervalo, novamente o camisa 7 lançou a bola na área adversária, Centurión testou com estilo, mas a bola explodiu na trave. O lance deu novo ânimo ao time são-paulino, que arriscou outras investidas, mas as equipes foram para os vestiários sem que o zero saísse do placar nos primeiros 45 minutos, na capital paulista.
Na volta para a segunda etapa, Muricy colocou Hudson no lugar de Thiago Mendes, que tinha cartão amarelo, e deu ainda mais liberdade aos homens de frente. A alteração do treinador funcionou, e o time são-paulino retornou mais agudo e ofensivo. Logo no primeiro minuto, Michel Bastos dominou na intermediária e soltou a bomba. Henal fez a defesa e espalmou para o canto direito.
Superior, o Tricolor seguiu acuando o São Bento e criando as melhores jogadas. A pressão dos anfitriões não permitia que os visitantes deixassem o campo de defesa. Dessa forma, as oportunidades apareceram e encurralaram ainda mais o clube do interior. Aos 6, Pato rolou para Centurión. Na direita da grande área, ele tocou para Michel Bastos, que bateu de primeira, à esquerda do gol. Passou perto!
Pouco depois, aos 12, Michel Bastos soltou outra bomba de fora da área, mas o goleiro Henal encaixou a bola e não deu rebote. Após conter o ímpeto inicial do Tricolor, os visitantes conseguiram equilibrar as ações do jogo. Então, para retomar as rédeas da partida, o treinador são-paulino apostou na entrada de Boschilia, aos 20 minutos. Na primeira chance do camisa 8, o arqueiro rival teve que se esforçar para impedir o gol do jovem armador.
E de tanto insistir, o Tricolor conseguiu finalmente abrir o marcador. Aos 27, Hudson foi derrubado por Marcelo Cordeiro. O árbitro José Cláudio Rocha Filho assinalou pênalti! Na cobrança, Rogério Ceni deslocou o goleiro Henal, bateu de chapa no canto e abriu o placar no Morumbi. Tricolor na frente: 1 a 0.
Ligado, o volante Hudson ainda passou perto de marcar um verdadeiro golaço, mas parou no arqueiro adversário. Aos 35 minutos, o camisa 25 fez fila na zaga do São Bento e finalizou de pé esquerdo, mas Henal defendeu. Lindo lance do volante do Tricolor, que deu cara nova ao time no segundo tempo e soube aproveitar bem a oportunidade.
Daí em diante, apesar de insistir, apostar na entrada de Ewandro e pressionar, as redes não balançaram novamente. As melhores investidas foram do São Paulo, mas o São Bento conseguiu se defender e o placar foi mantido até o apito final: 1 a 0 e liderança do Grupo A no Campeonato Paulista de 2015 assegurada, agora com 20 pontos em nove rodadas.