Vencedor no Palestra, Ceni completa na arena rival 1.200 jogos na carreira

149

GLOBOESPORTE.COM

Na antiga casa palmeirense, goleiro do São Paulo tem mais vitórias do que derrotas, já fez gol em Marcos e deu tapa em Valdivia; relembre algumas histórias

Por GloboEsporte.com São Paulo

Goleiro e capitão do São Paulo, Rogério Ceni tem 42 anos e 1.199 jogos na carreira, oito deles no antigo Palestra Itália. Nesta quarta-feira, o capitão tricolor fará sua estreia na nova arena do Palmeiras – às 22h, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista.

Sua partida de número 1.200 poderá ser a primeira e última no local. Afinal, para enfrentar o Palmeiras novamente no estadual, vai depender dos resultados conquistados na reta final da fase de classificação e nos mata-matas. Pelo Campeonato Brasileiro, o duelo na casa alviverde está marcado para 28 de junho. Resta saber se o goleiro estará presente.

Publicidade

Oficialmente, ele tem vínculo até 5 de agosto, mas muito se fala que o futuro do atleta será definido com a campanha são-paulina na Taça Libertadores da América. Caso o time não vá muito longe, há quem aposte que o camisa 1 antecipará o final do contrato.

Rogério Ceni gol São Paulo Palmeiras (Foto: Vipcomm)Diante de Marcos, Rogério Ceni marca de pênalti contra o Palmeiras, no velho Palestra, em 2008 (Foto: Vipcomm)

Ceni enfrentou o Palmeiras sete vezes no Palestra Itália e tem bom aproveitamento: foram três vitórias, dois empates e duas derrotas. O GloboEsporte.com reúne abaixo algumas das histórias de Ceni no antiga casa palmeirense. Confira:

Ceni jogou no Palestra em duelo que não foi contra o Palmeiras
O jogo foi contra a Portuguesa, no dia 12 de fevereiro de 1995. Na ocasião, o estádio do Morumbi estava em reformas e não pôde ser utilizado. Ceni fez parte de uma equipe que estava se reconstruindo após o vice-campeonato da Libertadores no ano anterior. A escalação foi a seguinte: Rogério Ceni; Cláudio, Júnior Baiano, Rogério Pinheiro e André; Axel, Donizete, Palhinha (Catê) e Sierra (Caio); Juninho e Bentinho. No fim, a Lusa venceu por 2 a 1 e o único gol do São Paulo foi marcado pelo atacante Caio, hoje comentarista da TV Globo.

Vitória no Palestra em jogo válido pela Libertadores 
O São Paulo conquistou em 2005 o tricampeonato do torneio mais importante do continente. E um dos grandes jogos daquela conquista ocorreu no dia 18 de maio de 2005, quando o Tricolor, com um golaço de Cicinho e boas defesas de Ceni, venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Palestra Itália.

A escalação daquela partida foi a seguinte: Rogério Ceni; Cicinho, Lugano, Fabão e Júnior; Renan, Mineiro, Josué e Danilo; Grafite (Diego Tardelli) e Luizão (Edcarlos). No jogo de volta, a equipe ratificou sua classificação ganhando por 2 a 0.

Episódio gás de pimenta na semifinal do Paulista

Tricolores e alviverdes disputaram uma vaga na final do Paulistão de 2008 no dia 20 de abril. O São Paulo tinha a vantagem do empate por ter vencido na ida, no Morumbi, por 2 a 1. No intervalo da partida, jogadores, funcionários e membros da diretoria do Tricolor acusaram alguém do Verdão de ter disparado um spray com gás de pimenta no vestiário da equipe. O jogo recomeçou com atraso, e o caso foi parar nos tribunais. Julgado, o Palmeiras foi punido com a perda do mando de um jogo e ainda multado em R$ 10 mil. Ninguém foi responsabilizado pelo episódio.

Agressão a Valdivia na mesma partida

Com o episódio ocorrido no intervalo, os ânimos ficaram acirrados na etapa complementar. Para complicar ainda mais, uma forte chuva caiu no estádio Palestra Itália. A partida ficou paralisada após uma queda de energia e, durante confusão, o goleiro deu um tapa na cara do chileno, mas não foi expulso.

FRAME - briga entre Rogério Ceni e Valdívia (Foto: SporTV)Rogério Ceni dá um tapa em Valdivia, na frente de Vanderlei Luxemburgo, na época técnico palmeirense (Foto: SporTV)

Valdivia não quis nem saber e marcou um dos gols da vitória por 2 a 0, que garantiu a classificação palmeirense. Na hora da comemoração, provocou bastante, sendo empurrado pelo zagueiro Miranda. Nada que estragasse a festa alviverde.

Gol de pênalti diante de um dos seus maiores fregueses

Ainda em 2008, as duas equipes voltariam a se enfrentar no Palestra, desta vez pelo Campeonato Brasileiro, no dia 19 de outubro. A partida terminou empatada por 2 a 2. Ceni abriu o placar em cobrança de pênalti, com muita categoria. O goleiro alviverde era Marcos, que já havia sido vazado por Ceni outras três vezes: no Paulistão de 99 (4 a 4), no Rio-São Paulo de 2002 (2 a 2) e na Libertadores de 2005 (2 a 0). Vale lembrar que o Palmeiras é, ao lado do Cruzeiro, o time que mais sofreu gols de Rogério Ceni na história: sete.