“Em comum acordo” com a diretoria, Muricy deixa o comando do São Paulo

74

Globoesporte.com – Por Alexandre Lozetti e Marcelo Prado

Muricy Ramalho acertou no início da tarde desta segunda-feira sua saída do São Paulo. De acordo com membros da diretoria, a decisão foi tomada em comum acordo. O técnico deve passar o resto do dia em repouso, pois sentiu uma indisposição pela manhã, que o levou a adiar uma reunião marcada com o presidente Carlos Miguel Aidar. Nesta terça-feira ele deverá se despedir dos jogadores.

A derrota por 2 a 0 para o Botafogo, em Ribeirão Preto, no domingo, foi a última do treinador, que assumiu em 12 de setembro de 2013, quando chegou com a missão de salvar a equipe do rebaixamento no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Publicidade

Os dirigentes agora correm atrás de um substituto capaz de fazer o time reagir na temporada e mostrar um bom futebol a tempo de continuar na briga pelo Campeonato Paulista e pela Taça Libertadores da América.

Muricy vinha sendo muito criticado dentro e fora do São Paulo, mas era bancado pelo vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, que, inclusive, ganhou muitos desafetos por causa de sua atitude. Foi ele quem convenceu o treinador a permanecer após a derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, quando o técnico colocou o cargo à disposição.

Números de Muricy no SPFC:
No geral
Jogos: 473 – Vitórias: 255 – Empates: 123 – Derrotas: 95
Nesta terceira passagem
Jogos: 109 – Vitórias: 58 – Empates: 22 – Derrotas: 29

A principal queixa ao trabalho de Muricy era sobre a fragilidade tática do Tricolor, visto como desorganizado por diversos setores do clube, incluindo parte dos jogadores, descontentes com a falta de padrão e as constantes mudanças.

Essa análise é recorrente e voltou a ganhar força depois da derrota sem reação para o Palmeiras. A postura do time trouxe à tona a lembrança do rendimento demonstrado contra o Corinthians, na estreia da Taça Libertadores.
Outra forte crítica a Muricy era com relação aos treinamentos. O comandante usava métodos considerados antigos para comandar as atividades no CT da Barra Funda.

Os treinos recreativos, tradicionais nas vésperas dos jogos, viraram alvos de constantes cobranças de torcedores. No dia a dia, ele também pouco optava por trabalhos especificamente táticos, com o intuito de ajustar a equipe. A ideia, exposta por ele próprio, era arrumar o time na base da conversa. Essa opção desagradava pessoas do clube de uma forma geral.

Muricy encerra a nova passagem pelo São Paulo com 473 partidas. Desde que retornou ao clube, ele dirigiu a equipe em 109 jogos, com 58 vitórias, 22 empates e 29 derrotas. No período, ele foi vice-campeão Brasileiro no ano passado, mas o objetivo mais exaltado pelo treinador foi a fuga do rebaixamento em 2013.

5 COMENTÁRIOS

  1. Muricy não conseguiu impor um esquema tático para o time, fez constantes alterações na equipe, insistiu em escalar jogadores que não correspondem ao padrão de jogar no São Paulo, fracos ténicamente: Paulo Miranda, Edson Silva, Reinaldo e Denilson. Estes deveriam deixar o São Paulo também. Insistir nos volantes Denilson e Souza é uma asneira tão grande que não se admite. São lentos, erram demais os passes, não marcam direito e fazem muitas faltas, jogam demais para os lados e para trás, não dão agilidade de saída de bola, se posicionam mal e não se apresentam para a saida de bola. São os grandes responsáveis pela falta de esquema tático de jogo e fazem o São Paulo ser lento por demais. O novo treinador deveria experimentar o Hudson e O Wesley para dar mais movimentação e agilidade ao time. Colocar o Centurion e o Michel abertos na esquerda e direita com a incumbência de voltar para marcar próximoaos laterais. Praticar sempre a triangulação nas jogadas ofensivas pela direita e esquerda como faz o TITE.

  2. puta que pariu, eu sabia que era inevitavel mas to chateado pra kct!!
    agora eh ABEL BRAGA finalmente pra dar porrada nesses morto!
    e forca muricy!! eh pra voltar logo. estava irreconhecivel desde o comeco do ano…sem vibracao, sem sangue nozoio…tomara que volte a ser o zangado de sempre. que a diretoria nao me venha com TECNICO BUNDINHA, estilo inteligente, sereno etc…tem que ser alguem IGNORANTE pra lidar com esses vagabundos!!

  3. Dificil de acreditar. Desde que voltou o que nunca deveria ser voltado, foi uma coleção de vexames, treineiro que nunca esteve a altura de time grande, nem de pequeno, não sabe e nunca soube montar um time. Vá e não volte e leve o pop corn seu queridinho e titular absoluto porque ganha muito. Adeus JJ, adeus antacy, adeus pipoca!

  4. Agora vamos ver esses torcedores que dizia ser culpa do Muricy as derrotas, como sempre digo e falo, o que falta no tricolor e tirar os jogadores que estão fora de forma ou que nunca jogaram bem pelo São Paulo, Luiz Fabiano esse já era, Rogério Ceni, Denilson, Ganso, arrumar a zaga, depois disso feito quem sabe o time pode começar a jogar.