Pacotão tático: Ganso vira marcador, e Tricolor perde referência sem Kardec

205

GloboEsporte.com – Marcelo Hazan

O São Paulo perdeu para o San Lorenzo, por 1 a 0, na última quarta-feira à noite, no estádio Nuevo Gasometro, pela Taça Libertadores. Ainda assim, o técnico Muricy Ramalho e Rogério Ceni aprovaram a postura do time na partida. Comandante e goleiro valorizaram a posse de bola da equipe, mas reconheceram a falta de finalizações no ataque. Análises que têm explicações táticas pelo que ocorreu em campo.

São Paulo tático (Foto: globoesporte.com)São Paulo atuou no 4-2-3-1 na etapa inicial: Ganso foi deslocado para voltar até a defesa e ajudar Reinaldo na marcação

Muricy prometeu mudanças e trocou as peças nas laterais: saíram Carlinhos e Bruno, entraram Reinaldo e Hudson, respectivamente. A intenção do treinador era dar consistência para a defesa, segurar a pressão do San Lorenzo e jogar no contra-ataque.

Em casa, o time argentino ensaiou uma pressão, mas esteve longe de dominar a partida. A principal arma utilizada foi Buffarini. O lateral-direito foi a peça mais acionada pelo time do técnico Edgardo Bauza, sempre em cima de Reinaldo. Por conta disso, Ganso virou marcador e adotou posicionamento tático, abrindo mão do ataque para recompor o lado esquerdo.

Publicidade

Assim, o Tricolor conseguiu ter posse de bola, mas quase não ameaçou. Na tentativa de tornar o time criativo, Pato recuou para armar as jogadas, mas errou muitos lances na transição. Livre para se movimentar, ele até acertou dribles, mas não conseguiu dar sequência aos lances.

São Paulo tático segundo tempo (Foto: globoesporte.com)Tricolor no segundo tempo: sem Alan Kardec, time perdeu referência e não teve objetividade para finalizar as jogadas

Tudo mudou no segundo tempo por conta da lesão de Alan Kardec. O centroavante sentiu uma torção no joelho direito e foi substituído por Centurión. Com isso, o São Paulo também trocou de esquema: passou do 4-2-3-1 para uma espécie de 4-2-4, sem uma referência.

Centurión entrou pelo lado esquerdo, setor ocupado por Ganso na etapa inicial. E Michel Bastos virou praticamente um ponta pela direita. O argentino conseguiu fazer jogadas individuais e até tabelas com Pato, mas pecou nos passes finais. Sem Kardec, Pato não fez o papel de referência e o Tricolor perdeu profundidade. Resultado: finalizações só em chutes de fora da área, com Michel Bastos, pouca objetividade e derrota em falha individual de Rafael Toloi, que sofreu chapéu de Cauteruccio, autor do único gol da partida.

Caruzzo e Alan Kardec, San Lorenzo x São Paulo (Foto: EFE)Ganso, ao fundo, virou marcador pela esquerda, e Alan Kardec foi substituído com uma lesão no joelho (Foto: EFE)

1 COMENTÁRIO