Renan Ribeiro, o 90º goleiro na dinastia tricolor!

64
27.2.15

Por Site Oficial / saopaulofc.net

Relacionado pelo interino Milton Cruz para herdar a vaga do capitão Rogério Ceni nesta quarta-feira (8), no Morumbi, para o duelo contra a Portuguesa pela 15ª rodada do Campeonato Paulista de 2015, Renan Ribeiro integrará a seleta lista de goleiros que já defenderam o São Paulo. O camisa 28 será o 90º goleiro a defender o clube na história, em uma ‘galeria’ que conta com gigantes da posição como Waldir Peres, Jose Poy e Zetti, além do M1TO – preservado pela comissão técnica nesta noite de olho nas decisões que a equipe terá pela frente.

Curiosamente, o adversário de estreia de Renan é o mesmo que Denis encarou quando substituiu o camisa 01 pela primeira vez: a Lusa. O camisa 12 chegou ao Tricolor em 2009 e, logo na primeira vez que foi relacionado, diante da Portuguesa, teve de substituir o capitão Rogério Ceni durante o jogo e começou ali sua trajetória com uma vitória por 2 a 0, no Canindé.

Publicidade

Renan Ribeiro, aliás, será o 11º atleta a ocupar o lugar do M1TO. Desde 1997, quando virou titular, o arqueiro não atuou em somente 192 jogos do Tricolor.  Apesar de Roger ser o jogador que mais vezes herdou a vaga do capitão durante os jogos, Denis foi o companheiro que mais vezes teve a missão de começar um confronto no lugar do camisa 01. O camisa 12 já atuou em 88 jogos, seguido por Roger (48) e Bosco (42).

E grandes atuações no passado recente empurram o ex-jogador do Atlético-MG para o embate diante da torcida são-paulina. No dia 25 de junho de 1993, no Troféu Santiago de Compostela, na Espanha, Rogério estreou pelo clube e escreveu o primeiro capítulo de sua carreira no São Paulo, na goleada sobre o Tenerife-ESP (4 x 1). E a experiência na competição internacional não poderia ter sido melhor para o camisa 01, que logo mostrou o seu cartão de visitas.

No triunfo sobre a equipe espanhola, os quatro gols foram marcados pelo também estreante do dia, o atacante Guilherme, que ao lado de Rogério Ceni foi um dos destaques da partida. O M1TO defendeu um pênalti durante o confronto, cobrado por Dertycia, e deixou o campo com moral para seguir mostrando o seu trabalho. Após eliminar o Tenerife na semifinal, o Tricolor encarou o River Plate-ARG, na decisão, e novamente o arqueiro do São Paulo brilhou.

Após empate, em 2 a 2, no tempo regulamentar, a final foi para os pênaltis. O goleiro defendeu a cobrança de Corti e garantiu a vitória da equipe brasileira, por 4 a 3. De lá pra cá, o M1TO mostrou o seu potencial e acumulou dezenas de títulos no currículo, como a Libertadores da América e Mundial, em 2005.

Outro que teve destaque em sua estreia foi Fabiano, hoje no Porto-POR. No dia 13 de outubro de 2007, no Maracanã, o goleiro defendeu uma cobrança de pênalti durante o empate com o Fluminense por 1 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. E que nesta quarta, no Morumbi, Renan Ribeiro possa fazer bonito e guardar a meta são-paulina em grande estilo.

Revelado nas categorias de base do Atlético Mineiro, o camisa 28 chegou ao São Paulo em 2013 após se destacar no Galo. De 2010 a 2012, o jogador foi o dono da posição e disputou 88 partidas pela sua ex-equipe. O arqueiro ainda acumula passagens vitoriosas pela Seleção Brasileira Sub-20, onde conquistou o Sul-Americano (2009) e a Copa Sendai (2008).

Confira abaixo a lista com os dez goleiros que mais defenderam o Tricolor:

  • 1-Rogério Ceni – 1203 jogos
  • 2-Waldir Peres – 617 jogos
  • 3-Jose Poy – 522 jogos
  • 4-Zetti – 432 jogos
  • 5-Suly – 267 jogos
  • 6-Gilmar Rinaldi – 253 jogos
  • 7-King – 204 jogos
  • 8-Sérgio Valentim – 202 jogos
  • 9-Picasso – 163 jogos
  • 10-Gijo – 143 jogos