Sabella é consenso no São Paulo, mas City pode criar duelo entre Abel e Luxa

57

GloboEsporte.com – Alexandre Lozetti e Marcelo Prado

O Manchester City é o maior empecilho do São Paulo na contratação de um técnico. Após muita conversa, debates e sugestões, o clube entrou num consenso: o argentino Alejandro Sabella é o nome ideal para assumir o comando da equipe. Porém, uma negociação já aberta entre ele e o Manchester City, milionário clube inglês, torna mais difícil o acerto neste momento.

Alejandro Sabella final Alemanha x Argentina (Foto: AFP)Alejandro Sabella na final da Copa do Mundo em que a Argentina perdeu por 1 a 0 para a Alemanha (Foto: AFP)

Sabella sinalizou favoravelmente à oferta da diretoria do São Paulo, mas pediu que esperassem até o fim da próxima semana. Ele acredita que, neste prazo, já terá uma resposta do City sobre a próxima temporada. Os donos da equipe europeia cogitam também a contratação de Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid. Esses 10 dias solicitados pelo argentino incomodam o Tricolor, pois até lá, haverá as quartas de final do Paulistão, contra o RB Brasil, e o jogo decisivo diante do Danúbio, pela Libertadores, no qual o time precisa vencer fora de casa para chegar em situação melhor ao clássico da última rodada frente ao Corinthians.

A tentativa do São Paulo é encurtar o máximo possível esse prazo. Só o City ou a pressa dos dirigentes brasileiros podem impedir, neste momento, que Sabella assuma o clube, já que as primeiras conversas foram animadoras. O técnico se empolgou com o que foi apresentado: uma proposta de integrar cada vez mais as categorias de base e permitir o uso de tecnologia e ciência no auxílio da comissão técnica, na rotina de treinamentos.

Publicidade

Por outro lado, a diretoria surpreendeu-se com o conhecimento que Sabella, vice-campeão do mundo pela seleção argentina no ano passado, e campeão da Libertadores com o Estudiantes em 2009, tem do São Paulo: de seus jogadores e de sua situação atual.

O agente do treinador acha difícil vencer a batalha com Ancelotti, um dos mais vitoriosos em sua profissão na Europa, mas Sabella acha que pode ser escolhido, e tem, inclusive, viagem marcada para a Inglaterra. Caso ele fique no City ou o São Paulo conclua que não pode esperar, não haverá um nome de consenso na diretoria.

Abel Braga, livre, apesar de um acerto encaminhado com o Al Jazira, não encanta o presidente Carlos Miguel Aidar. Ele já teve uma conversa com a diretoria do São Paulo, mas à distância, já que está na Europa. Por ter sido indicação de Muricy Ramalho, seu nome é considerado com carinho. Aidar estaria mais propenso a tentar contratar Vanderlei Luxemburgo, vinculado ao Flamengo e com multa rescisória de R$ 1,2 milhão.

O presidente tem recebido pedidos de diretores para que insista em Luxemburgo. Ele, porém, não é unanimidade, esbarra em certa resistência no departamento de futebol. Há também quem defenda uma chance a Mano Menezes, mas além da rejeição entre a cúpula, uma consulta informal rendeu a informação de que os jogadores não aprovariam sua chegada. Por outro lado, gostariam de trabalhar com Luxemburgo. A opinião deles não será desconsiderada totalmente, sobretudo porque o grupo também vive momento interno turbulento.

O São Paulo continuará tentando demover Sabella desse prazo longo e apresentando motivos para que ele assine logo com o clube. Enquanto isso, torce para Milton Cruz, interino, levar o time aos melhores resultados possíveis nesse período.