São Paulo joga mal, perde para o Botafogo e vira “pior líder” do Paulista

75

GloboEsporte.com

Alexandre Pato (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Pato teve atuação discreta atuando mais centralizado (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O roteiro de terror do São Paulo-2015 ganhou mais um capítulo neste domingo. Em outra má atuação, a equipe foi derrotada pelo Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, por 2 a 0. O Tricolor da capital até teve chances, a melhor no pé de Centurión, que chutou em cima do goleiro Renan Rocha. Mas, em geral, apresentou um resumo da temporada: desorganização e desinteresse.

A cena mais bonita da partida foi o choro do jovem Vitor, de 20 anos, ao concluir bela jogada de ataque e abrir a vitória botafoguense em lance que teve início com desarme sobre Ganso, no meio-campo. O camisa 10 são-paulino ficou paradinho, vendo o contra-ataque de camarote. Minutos depois, acertou a trave em chute de fora da área. Também havia sido dele o belo passe para Centurión perder gol. Mais demonstrações do talento que não sustenta o futebol atual.

A derrota não altera a situação do São Paulo em seu grupo. A liderança está garantida e o adversário das quartas de final definido: RB Brasil. Mas pode haver consequências futuras. Com a pior campanha entre os líderes, a uma rodada do fim da primeira fase, o cruzamento aponta o Corinthians, melhor do campeonato, no caminho da semifinal, na arena do Timão.

Publicidade

Além disso, o regulamento prevê que o líder de menor pontuação entre os três da capital (São Paulo, Corinthians e Palmeiras) terá que jogar as quartas de final fora do município por questões de segurança. Segundo o vice-presidente de futebol do clube, Ataíde Gil Guerreiro, porém, a Federação Paulista de Futebol sinalizou que todos mandarão as partidas em seus estádios. O São Paulo tem 29 pontos, menos que os 30 do Palmeiras, 31 do Santos e 36 do Corinthians.

Já o Botafogo chegou aos 19 pontos e pode confirmar ainda neste domingo, se o Linense não vencer o São Bernardo, sua vaga para enfrentar o Palmeiras nas quartas de final.

Sem Alan Kardec e Luis Fabiano, machucados, Muricy Ramalho escalou Pato e Ewandro no ataque. O garoto teve boa movimentação e perdeu duas oportunidades que caíram em seu pé direito. Ele é canhoto. Pato, mais centralizado, teve enorme dificuldade.

O sistema defensivo sofreu sempre que o Botafogo passou a ficar mais com a bola. O São Paulo repete seus erros rodada após rodada. Os setores são distantes e não há a menor criatividade para furar o bloqueio adversário. Diante dessa realidade, o lateral-direito Gimenez acertou belo chute de longe e fechou o placar.

Assim, abatido e sem confiança alguma, a equipe ruma à fase decisiva do Paulista. Na quarta-feira, fecha sua participação contra a Portuguesa, no Morumbi. No próximo domingo, terá pela frente o RB Brasil, também em casa, e na quarta-feira o importante duelo contra o Danúbio, no Uruguai, para tentar manter a vice-liderança do grupo na Libertadores.

Centurión São Paulo x Botafogo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Centurión saiu no intervalo, depois de perder um gol e sofrer pancada no joelho (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

3 COMENTÁRIOS

  1. O SPFC só melhora se houver

    SAÍDA:
    Muricy Paspalho,
    Comissão,
    Milton Inútil Cruz,
    Rogério Egoísta Ceni,

    BANCO:
    Paulo Henrique Morto
    Rafael Entregão Tolói

    COBRANÇA DURÍSSIMA SOBRE:
    Denílson Não-Sei-Tocar (Se é que tem jeito)
    Souza Acabado-pela-Seleção
    Ciscador Centurión
    Pato Matador-de-Canela (Sendo vendido)

    ENSINAR FUTEBOL
    Bruno Não-Sei-Cruzar
    Carlinhos Não-Sei-Nem-Correr

    Ou seja…São Paulinos ainda terão que aguentar muito esse elenco fudendo com a história e tradição do SPFC.

  2. Nem tem muito o que comentar.
    Não temos técnico, esquema , jogadores de referência e os que temos atualmente só dão vexame. Não existe garra, só correria ,também infrequente, pois na maior das vezes é um marasmo de fazer dó.
    Mudança ampla , geral e irrestrita.
    Desde o treineiro com comissão técnica, até jogadores, comissão médica e equipe de “manutenção de jogadores” (fisioterapia, fisiatras, etc…)
    Valorização da base e subir os melhores garotos para os profissionais.