Tricolor começa melhor, mas acaba derrotado pelo Botafogo-SP

44

Já classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista de 2015 e com a liderança assegurada no Grupo A, com 29 pontos em 14 jogos, o Tricolor acabou derrotado pelo Botafogo-SP (2 x 0) na tarde deste domingo (5), no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Com gols de Vitor e Gimenez, ambos no segundo tempo, os anfitriões conseguiram levar a melhor no segundo tempo após segurarem o ímpeto do São Paulo na primeira etapa.

Na próxima quarta-feira (8), às 22h (de Brasília), antes de duelar contra o Red Bull no mata-mata por uma vaga na semifinal do torneio, a equipe são-paulina receberá a Portuguesa, no Morumbi, pela última partida da fase de grupos do estadual. Depois, o clube terá pela frente o importante duelo contra o Danubio, no Uruguai, pela Copa Bridgestone Libertadores da América.

Publicidade

Para encarar o clube do interior, o técnico Muricy Ramalho não pôde contar com Alan Kardec (torção no joelho direito), Luis Fabiano (contratura na coxa esquerda), Michel Bastos (tendinite no joelho esquerdo) e Lucão (dores musculares na coxa esquerda). Assim, o time foi escalado com Rogério Ceni; Hudson, Rafael Toloi, Dória e Reinaldo; Denilson, Souza, Centurión e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Ewandro.

Quando a bola rolou, o Botafogo avançou a sua marcação e fez o combate na intermediária defensiva são-paulina. Com três volantes e apenas um atacante, os anfitriões ficavam atrás esperando os visitantes. Dessa forma, o jogo começou sem inspiração em Ribeirão Preto. O São Paulo tinha a posse de bola, mas não conseguia fugir da marcação dos mandantes, que praticamente não passaram do meio de campo nos instantes iniciais.

A primeira e melhor chance da partida surgiu somente aos 15 minutos. Reinaldo deu belo passe e colocou Ewandro cara a cara com o goleiro Renan Rocha. Mas a finalização do atacante tricolor foi fraca, e o arqueiro ficou com a bola. A investida, porém, deixou o confronto mais aberto no Estádio Santa Cruz. Aos 18, novamente o camisa 29 dominou no meio e tocou para Pato, que disputou no alto com Denis. A bola sobrou para o próprio Ewandro, que arriscou chute de pé direito e mandou à esquerda da meta.

As oportunidades animaram a equipe são-paulina, que melhorou com as movimentações de Ewandro pelo meio. Porém, faltava aos comandados de Muricy acertar a finalização. O Tricolor tinha o domínio da partida, enquanto o Botafogo procurava apenas se defender com a maioria dos jogadores atrás do meio de campo. Após conter as descidas dos visitantes, o time de Ribeirão até assustou, mas não passou pela defesa do São Paulo.

Aos 43 minutos, os visitantes tiveram outra boa chance de tirar o zero do placar, mas o arqueiro adversário impediu. Paulo Henrique Ganso fez belo lançamento para Centurión, que avançou até a área e bateu em cima do goleiro rival. O lance foi a última tentativa antes de os atletas seguirem para os vestiários no intervalo.

Na volta para a segunda etapa, o treinador são-paulino mexeu na equipe e promoveu a entrada de Boschilia na vaga do argentino Centurión. No entanto, a alteração do comandante não teve tempo para surtir efeito. Logo aos 5 minutos, Vitor bateu da entrada da área e tirou o zero do marcador no interior: 1 a 0. Sem acusar o golpe, os visitantes partiram para cima dos mandantes e levaram perigo.

Paulo Henrique Ganso, aos 18 minutos, arriscou de fora da área. Renan Rocha espalmou parcialmente e, na sequência, a bola acertou a trave esquerda do Botafogo. Mais tarde, aos 26, Boschilia recebeu do Maestro e arriscou de fora da área. O goleiro rival, bem colocado, espalmou novamente. Desta vez, para a linha de fundo. O Tricolor era superior quando aos 30 minutos o jovem Ewandro teve que ser substituído, com câimbras, por Thiago Mendes.

Os visitantes esboçavam uma reação, mas foram surpreendidos novamente e não conseguiram mais reagir. Aos 35, Gimenez aproveitou sobra da defesa são-paulina e arriscou de fora da área. O chute cruzado foi no canto direito de Rogério Ceni: 2 a 0 e placar final.