Altura impediu permanência de novo xodó do Cruzeiro no São Paulo

59

UOL – Thiago Fernandes

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Gabriel Xavier foi revelado nas categorias de base do São Paulo, mas não permaneceu no clube

Gabriel Xavier foi revelado nas categorias de base do São Paulo, mas não permaneceu no clube

Publicidade

 

Novo xodó da torcida, Gabriel Xavier é uma das armas do Cruzeiro para a partida desta quarta-feira, às 22h, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, no Morumbi. No entanto, poderia ser uma das opções de Milton Cruz para escalar o meio de campo do São Paulo, sobretudo devido à ausência de Michel Bastos, diagnosticado com dengue. A vida do habilidoso meia-atacante deu uma reviravolta em 2011 e ele teve que deixar o clube paulista por causa de sua altura – 1,70m.

“O São Paulo não tinha interesse, mas o São Paulo naquela época só gostava de trabalhar com jogadores fortes e altos. Até o Lucas, que está no PSG (da França), para a gente, foi uma exceção da exceção, porque o Lucas era super baixo. Eles faziam um exame ósseo no jogador para ver se ele iria crescer e o Gabriel é um jogador baixo. Talvez, o que ele apresentou lá não foi o que eles queriam. O São Paulo não viu nele grande potencial de crescimento”, contou Junior Pedroso, empresário do jogador, ao UOL Esporte.

O tamanho atrapalhou a continuidade do jogador na equipe da capital paulista, mas o sonho de se firmar no esporte fez com que ele buscasse novos ares. A opção de seus representantes foi a Portuguesa, agremiação a qual teve a oportunidade se profissionalizar e defender até o fim do ano passado.

“O contrato acabou quando ele tinha 19 anos. Foram exatamente três anos. A gente levou ele para o sub-20 da Portuguesa. Em pouco tempo no sub-20, ele subiu para o profissional. Ele ficou treinando lá e começou a jogar como profissional no Estadual do ano passado. Ele foi muito bem na Portuguesa, abriu o destaque de muitos clubes do Brasil. Ele chamou bastante atenção, mas gerou uma desconfiança, porque vídeo de melhores momentos é muito fácil de editar”, comentou.

As boas atuações no Canindé, todavia, fizeram com que ele aparecesse na pauta do Cruzeiro. O presidente Gilvan de Pinho Tavares assistiu aos vídeos do atleta e fez o que pôde para tirá-lo de São Paulo, reforçando desta forma o elenco comandado por Marcelo Oliveira.

Desde a sua chegada à Toca da Raposa II, ele enfrentou uma nova luta para cair nas graças do treinador. O treinador só passou a escalá-lo depois de boas atuações saindo do banco de reservas. Nesta quarta-feira, inclusive, ele esteve cotado para começar o jogo, mas o técnico optou por manter o atacante Willian na linha de frente.