Nos pênaltis, São Paulo é eliminado na Libertadores

94

Em duelo dramático e decidido nos pênaltis, o São Paulo acabou eliminado nas oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores da América de 2015. Na noite desta quarta-feira (13), no Mineirão, o Cruzeiro levou a melhor nas penalidades máximas – após vitória por 1 a 0 no tempo normal, com gol de Leandro Damião – e avançou na competição internacional ao vencer por 4 x 3. O goleiro Rogério Ceni ainda defendeu duas cobranças, mas não conseguiu impedir a eliminação dos paulistas, que na ida tinham vencido por 1 a 0.

Agora, fora do torneio continental, o Tricolor retomará as atenções no Campeonato Brasileiro. No próximo final de semana, em Campinas, o time enfrentará a Ponte Preta e dará sequência ao sonho de conquistar mais uma vez o título nacional e, assim, retornar a Libertadores. A forma honrosa como os atletas suaram a camisa e se empenharam durante toda a competição mostraram que o São Paulo tem condições de reagir e brigar pela taça.

Publicidade

Com o retorno do versátil Michel Bastos, recuperado de dengue, Milton Cruz escalou o time com Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Lucão e Reinaldo; Denilson, Souza, Wesley, Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos; Alexandre Pato. Com essa formação, Wesley foi deslocado para o lado esquerdo assim como no jogo de ida. Uma das missões do camisa 19 era tentar conter avanço de Mayke, que forçava o jogo pela direita.

Quando o jogo começou, a esperada pressão do Cruzeiro logo entrou em ação. Explorando as jogadas pela direita, os donos da casa partiram para cima dos visitantes e tiveram as melhores oportunidades no primeiro tempo. Para tentar impedir que os mineiros avançassem, o Tricolor começou marcando a saída de bola e, assim, conseguiu dificultar que o rival trocasse passes no meio de campo.

No entanto, empurrado por sua torcida e em desvantagem no placar agregado, os anfitriões encurralaram o São Paulo na defesa. Alternando chutes de longe com avanços pelas pontas, os cruzeirenses criaram inúmeros problemas aos paulistas, que também assustaram. Aos 10 minutos, em cobrança de falta da intermediária, Michel Bastos soltou a bomba, e a bola passou muito perto do travessão de Fábio. Quase o primeiro gol da partida!

Superior, o Cruzeiro não deixava a equipe são-paulina avançar e circulava a bola de um lado para o outro. A intensidade dos mineiros não permitia que os comandados de Milton Cruz conseguissem acionar Pato na frente. Porém, após conter o ímpeto inicial dos mandantes, os visitantes começaram a gostar do confronto, igualou as ações e evitou que a meta de Rogério fosse ‘agredida’ mais vezes até o final do primeiro tempo.

Na volta para a segunda etapa, os cruzeirenses continuaram trabalhando a bola e tentando envolver o Tricolor, que se defendia como podia. E foi assim, na base da insistência, que os anfitriões abriram o placar em Belo Horizonte. Aos 9 minutos, Leandro Damião apareceu pelo meio após cruzamento rasteiro e mandou para o fundo das redes.

O gol dos donos da casa fez com que a torcida mineira empurrasse o time, que seguiu encurralando o São Paulo e levando perigo ao gol de Rogério. Então, para tentar mudar o panorama do embate, Milton promoveu a entrada de Luis Fabiano na vaga de Alexandre Pato. Depois, aos 26, o argentino Centurión herdou a vaga de Wesley para tentar explorar as descidas em velocidade pela ponta esquerda e, desta forma, aproveitar as subidas de Mayke.

Com o Fabuloso na referência, os paulistas passaram perto de empatar. Aos 28 minutos, Bruno fez uma bonita jogada pela direita e cruzou para Luis Fabiano. O camisa 9 tentou completar para as redes, mas mandou ao lado do gol de Fábio. Quando a equipe parecia reagir no jogo, Michel Bastos sentiu câimbras e teve de ser substituído por Hudson. Daí em diante, mais na base do desespero, o Cruzeiro tentou ampliar e evitar que a decisão fosse para os pênaltis, mas a defesa são-paulina conseguiu neutralizar as investidas do adversário.

Nas cobranças de penalidades máximas, os mineiros levaram a melhor e venceram por 4 x 3. Rogério Ceni, Paulo Henrique Ganso e Centurión converteram as suas cobranças, mas Souza, Luis Fabiano e Lucão não conseguiram balançar as redes. O M1TO ainda defendeu as cobranças de Leandro Damião e Manoel, porém, não pôde impedir a eliminação do Tricolor.