Queda na Libertadores e interino. Osorio conhece bem cenário que encontrará

84

UOL – Diego Salgado

 

Enrique Marcarian/Reuters

Juan Carlos Osorio conquistou seis títulos pelo Atlético Nacional desde 2012

Publicidade

Juan Carlos Osorio conquistou seis títulos pelo Atlético Nacional desde 2012

 

Juan Carlos Osorio chega ao São Paulo com a missão de fazer o torcedor esquecer a eliminação na Libertadores, além de tentar brigar pelo títulos do Brasileirão e da Copa Brasil no segundo semestre. O cenário não é novo para o treinador colombiano, que deve usar uma experiência vivida há três anos, quando assumiu o Atlético Nacional. Osorio, na ocasião, teve sucesso.

O fato se deu em 2012. Naquela oportunidade, o time de Medellín havia acabado de ser eliminado na Libertadores, nas oitavas de final da competição. As partidas do mata-mata diante do Vélez Sarsfield foram marcadas pela presença do treinador interino do Atlético Nacional. A situação é idêntica à do São Paulo na derrota para o Cruzeiro, com Milton Cruz no banco de reservas.

Antes de Osorio assumir o time, a direção do Atlético Nacional demitiu o técnico Santiago Escobar na véspera do jogo de ida contra o Vélez, treinado à época por Ricardo Gareca. Dessa forma, Norberto Peluffo assumiu a equipe para os dois confrontos decisivos das oitavas da Libertadores.

Sob o comando do interino, o time colombiano foi derrotado em casa e deixou a Libertadores depois de um empate por 1 a 1 em Buenos Aires, no dia 8 de maio. Cinco dias depois, Osorio, que havia deixado o Puebla-MEX em março, estreou no comando do Atlético Nacional. O time venceu o Junior Barranquilla por 3 a 1, em Medellín, já na reta final do Torneio Apertura.

Bons resultados

Com Osorio no comando, o time colombiano teve boa campanha no Clausura. Na primeira fase, terminou na quinta colocação. Na fase seguinte, ficou a um ponto do rival Independiente Medellín, que conseguiu chegar à final.

Nas temporadas seguintes, porém, o Atlético Nacional ergueu a taça do Campeonato Colombiano três vezes. No primeiro semestre de 2013, conquistou o Apertura ao vencer o Sanfa Fe na decisão. No mesmo ano, derrotou o Deportivo Cali e garantiu o bicampeonato. Na sequência, foi campeão novamente, com vitória sobre o Junior Barranquilla.

No ano passado, a equipe de Osorio não conseguiu o quarto título seguido, mas chegou à decisão  da Copa Sul-Americana, depois de eliminar o São Paulo de Muricy Ramalho na semifinal. O River Plate sagrou-se campeão do torneio.

Osorio comandou o Atlético Nacional em 237 partidas, com 126 vitórias, 59 empates e 52 derrotas — aproveitamento de 61,5%. Durante a passagem do treinador, o time também conquistou a Copa da Colômbia em 2012 e 2013, além da Superliga de 2012.