Rogério Ceni e Mineirão: uma relação de recordes e muitas histórias

235

GloboEsporte.com – Fernando Vidotto e Marcelo Prado

Rogério Ceni São Paulo (Foto: Site oficial do SPFC)Rogério Ceni tem longa história no Mineirão pelo São Paulo (Foto: Site oficial do SPFC)

O Mineirão, palco da decisiva partida entre Cruzeiro e São Paulo, nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), pelas oitavas de final da Taça Libertadores, tem muita importância na carreira do goleiro Rogério Ceni, do Tricolor.

Foi no estádio que ele alcançou dois dos maiores recordes de sua vitoriosa carreira e viveu alguns episódios marcantes de sua trajetória.

A história poderá se repetir nesta quarta. Se marcar um gol em Fábio, que é a sua principal vítima, com sete gols sofridos, ele chegará a 128, igualará o meia Raí e entrará na lista dos dez maiores artilheiros da história do clube do Morumbi.

Publicidade

– Espero construir mais um capítulo legal nessa história. Quero sair vitorioso ou, no mínimo, classificado. O Mineirão tem vários episódios bacanas para mim. Tem o jogo em que igualei o número de jogos do Waldir Peres e outras marcas especiais. Peguei um pênalti dentro daquela marca de quase mil minutos sem sofrer gols, fiz dois gols numa partida… Tomara que eu consiga escrever algo de bom em um estádio que é especial para o futebol brasileiro – afirmou o goleiro.

O GloboEsporte.com enumera abaixo esses episódios:

GOLEIRO ARTILHEIRO

Dia 20 de agosto de 2006. Domingo. Com uma atuação de gala, Ceni marcou dois gols no empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, chegou a 64 na carreira, ultrapassou o paraguaio Chilavert e se tornou o maior goleiro artilheiro de todos os tempos. Na ocasião, ele ainda defendeu um pênalti cobrado pelo meia Wagner, da equipe cruzeirense. De lá para cá, o faro de gol segue apurado, tanto que já balançou as redes adversárias em 127 ocasiões.

MAIOR NÚMERO DE JOGOS

Ceni uniforme 618 Valdir Peres (Foto: Rubens Chiri /  Site oficial SPFC)Ceni com a camisa número 618 – número de jogos que completou em julho de 2005 (Foto: Rubens Chiri / Site SPFC)

No ano anterior, no dia 23 de julho, o Tricolor enfrentou o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, e Ceni, que estava empatado com Waldir Peres no topo da lista de atletas com maior número de partidas pela equipe (617 apresentações), se isolou na ponta. Para comemorar o fato, o defensor usou uma camisa especial. Dentro de campo, com belas defesas, ele  foi um dos personagens da partida que terminou 0 a 0.

PARA MANTER A DEFESA INTACTA

Em 2007, a defesa tricolor, que tinha Breno, Alex Silva, André Dias e Miranda, foi a principal responsável pelo bicampeonato brasileiro. O time ficou nove partidas e meia sem tomar um gol. A série invicta poderia ter sido quebrada em partida contra o Atlético-MG, no Mineirão, no dia 5 de setembro. Mas Ceni defendeu um pênalti cobrado pelo lateral-direito Coelho e evitou a derrota.

DERROTA NA FINAL DA COPA DO BRASIL

Como a carreira de um atleta não é feita apenas de vitórias, foi no Mineirão que Ceni sofreu uma das grandes decepções da carreira, ao perder a final da Copa do Brasil de 2000 para o Cruzeiro. O São Paulo vencia por 1 a 0, gol de Marcelinho Paraíba, e tinha a vantagem do empate. Mas a Raposa buscou a virada, com gols de Muller e Geovanni, esse último aos 45 minutos do segundo tempo. O camisa 1 do Morumbi jamais conquistou o segundo torneio mais importante do Brasil.

7 COMENTÁRIOS

  1. Idiota burro não conhece a história do cara, Rogério é mito, joga por amor ao clube, ja salvou milhares de vezes.
    No mundial contra o liverpol era para ser uns 5 a 1 no minimo, o cara pegou até pensamento e isso tudo estando contundido.
    Então se vc torce para o maior d todos não critique seus idolos.
    Ele deu o maior titulo para nós q foi o centésimo gol d falta em cima da galinhada então antes d criticar ilhe e veja o tanto de glorias q ele ja te deu e fez vc comemorar mesmo sendo um fdp, cuurintiano q vc deve ser

    • Mumrazete

      Que dizer que o maior título foi o gol contra a galinhada??
      Só se for na sua cabeça de bosta.

      Isso foi uma marca pessoal para ele, para todos os outros foi mais um gol, realmente ele salvou tudo contra o Liverpool quando era para ter parado, mas na liberta do ano seguinte se cagou todo na frente do Fernandão e resultado vc já sabe

      Ganhamos o tri porque nosso ataque superou a defesa e de lá para cá esse pulha vem atrapalhando ao ponte de perdermos o Jeferson

  2. Eliminar o Cruzeiro hoje para continuar com Moral elevada na Libertadores e inicio do Brasileirão.
    Se perder, pode voltar a desconfiança no plantel.
    Vamos fazer um gol no mineirão para praticamente garantir a classificação.