São Paulo e Cruzeiro partem do zero e recomeçam ano nas oitavas

56
Gazeta Esportiva – Tossiro Neto e Wanderson Lima

Eliminados precocemente de suas competições estaduais e classificados com dificuldade em suas chaves na Copa Libertadores, São Paulo e Cruzeiro voltam a campo nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), em busca de um recomeço na temporada. Depois de uma semana e meia livre de jogos, exclusiva para treinamentos, as duas equipes abrem no Morumbi o confronto de oitavas de final do torneio.

Para o time da casa, a queda para o Santos na semifinal do Campeonato Paulista já é um passado distante. Até porque, dias depois, o São Paulo conquistou sua vaga para o mata-mata continental. Vaga que exigiu vencer um clássico pela primeira vez no ano: na última rodada da fase anterior da Libertadores, o São Paulo bateu o Corinthians, líder do grupo 2, e não precisou de ajuda do lanterna uruguaio Danubio – que surpreendentemente até derrotou o San Lorenzo, campeão de 2014.

“Ficamos felizes com esse jogo, mas temos responsabilidade de manter contra o Cruzeiro. Não podemos deixar a peteca cair”, alertou o lateral direito Bruno, um dos destaques do último jogo, disputado em 22 de abril. De lá para cá, o técnico Milton Cruz aproveitou ao máximo os dias de treino para corrigir a disposição tática da equipe, a qual tem quatro baixas: o meia Michel Bastos contraiu dengue, ao passo que o zagueiro Dória, o volante Hudson e o atacante Luis Fabiano cumprem suspensão.

Se repetir a escalação ensaiada diante da imprensa, o quarteto escolhido para ocupar as vagas será Ricky Centurión, Lucão, Wesley (finalmente inscrito na Libertadores) e Alexandre Pato. O último, que volta ao time depois de ter sido impedido por contrato de enfrentar o Corinthians – com o qual ainda tem contrato -, reforça a ideia de que tudo começará do zero novamente.

Publicidade

“Agora é outro campeonato. Serão jogos de fases finais. O passo, você cancela e começa tudo amanhã (quarta-feira). Vai ser muito diferente dos jogos da classificação. Vai ser diferente de tudo que se passou na primeira fase. É o primeiro jogo até a grande final”, opinou Pato.

Divulgação/São Paulo FC

Com o desfalque de Michel Bastos, Centurión ganhará a chance de ser titular do São Paulo contra o Cruzeiro

No Cruzeiro, igualmente eliminado por um rival (Atlético-MG) na semifinal estadual e vindo de uma classificação sofrida no grupo 3 da Libertadores, o técnico Marcelo Oliveira teve tempo de sobra para armar seu time na tentativa de surpreender no Morumbi. O lateral esquerdo Mena já está acostumado a enfrentar o São Paulo e sabe muito bem o que é preciso fazer para voltar para Belo Horizonte com um bom resultado.

“O time deles tem muita qualidade, principalmente na parte ofensiva. Temos que exercer uma boa marcação nos homens de frente, para que não sejamos surpreendidos e tomemos gol no primeiro confronto. Vai ser um jogo difícil, mas espero que a gente possa conseguir um bom resultado fora de casa. Não iremos recuar. Também buscaremos o jogo, porque precisamos e queremos ganhar”, falou.

Sobre o time que vai entrar em campo, uma mudança de ordem técnica. O zagueiro Manoel mostrou serviço para o treinador e ficou com a vaga de Paulo André na defesa. No ataque, Leandro Damião se recuperou de lesão muscular e deverá voltar a ser titular. Baixa certa será o meia-atacante Alisson, que segue entregue ao departamento médico cruzeirense.

Outra dúvida na equipe envolve escolher entre Willian e Gabriel Xavier para iniciar a partida. “Os treinos do Willian têm sido muito bons também. Ele tem procurado ajudar na marcação e sair em velocidade. Tem essa opção do Gabriel pelo fato de o adversário jogar com um jogador mais por dentro, como volante”, disse Marcelo Oliveira.

Divulgação/Cruzeiro

Gabriel Xavier disputa com Willian uma vaga no time titular do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/LightPress)

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X CRUZEIRO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 6 de maio de 2015, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Lucão e Reinaldo; Denilson, Souza e Ganso; Wesley, Centurión e Alexandre Pato
Técnico: Milton Cruz

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Léo, Manoel e Mena; Willians, Henrique, De Arrascaeta e Marquinhos; Willian (Gabriel Xavier) e Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira