Soberano em casa, São Paulo se afunda fora e tenta sair da crise

62

Lancenet – Bruno Grossi e Marcio Porto

Cruzeiro vence São Paulo nos pênaltis e se classifica na Libertadores (Fotos: Gil Leonardi/ AFP)

O São Paulo de 2015 tem duas caras e começou a exibi-las no Campeonato Brasileiro, nas duas primeiras rodadas. Enquanto mantém aproveitamento positivo, que chegou a ser histórico, jogando em casa, sofre nos confrontos fora, um dos motivos da crise por que passa este ano.

Vencer o Flamengo no Morumbi na estreia e depois tropeçar na Ponte Preta no Moisés Lucarelli, com atuação apática, não foi nada mais do que uma repetição para o São Paulo. A diferença é gritante, preocupante.

Em 14 partidas realizadas este ano como mandante, o Tricolor venceu 13 e perdeu uma, aproveitamento de 92,8% dos pontos. Foram 23 gols marcados e apenas quatro sofridos. Neste quesito, chegou a ficar oito jogos sem ser vazado no Morumbi, quebrando recorde que pertencia ao esquadrão comandado por Telê Santana no início da década de 90.

Publicidade

O inferno são os outros. Longe de casa, foram 13 partidas, com quatro vitórias, dois empates e sete derrotas, aproveitamento de 35,8% dos pontos. Foram 13 gols marcados, média de um por jogo, e 15 sofridos.

A situação fica pior quando levado em conta os duelos considerados mais importantes. O Tricolor perdeu para todos os rivais do estado como visitante e foi eliminado do Paulista e da Libertadores.

Entram na conta vexames para Corinthians, derrota de 2 a 0 na Libertadores com atuação muito criticada, e 3 a 0 para o Palmeiras, no primeiro Choque-Rei da história do novo estádio verde. Está na história.

O único duelo importante vencido fora de seus domínios foi contra o Danubio (URU), na penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores. Triunfo foi no sufoco, com gol de Centurión no último minuto, após atuação ruim: 2 a 1.

– Não é para desanimar. Temos bons jogadores, vamos trabalhar durante a semana toda para recuperar o ânimo, a auto-estima. O São Paulo é muito grande para estarmos de cabeça baixo – avaliou o técnico Milton Cruz, após a derrota para a Ponte Preta, em Campinas.

Sábado, o time recebe o Joinville no Morumbi, às 18h30. Ufa…

COMO MANDANTE:

Paulistão – São Paulo 4×2 Capivariano Pacaembu
Paulistão – São Paulo 2×0 XV de Piracicaba Pacaembu
Paulistão – São Paulo 4×0 Osasco Audax Morumbi
Libertadores – São Paulo 4×0 Danubio (URU) Morumbi
Paulistão – São Paulo 0x1 Corinthians Morumbi
Paulistão – São Paulo 1×0 São Bento Morumbi
Libertadores – São Paulo 1×0 San Lorenzo (ARG) Morumbi
Paulistão – São Paulo 3×0 Marília Morumbi
Paulistão – São Paulo 3×0 Linense Morumbi
Paulistão – São Paulo 3×0 Portuguesa Morumbi
Paulistão – São Paulo 3×0 Red Bull Brasil Morumbi
Libertadores – São Paulo 2×0 Corinthians Morumbi
Libertadores – São Paulo 1×0 Cruzeiro Morumbi
Brasileirão – São Paulo 2×1 Flamengo Morumbi

COMO VISITANTE:

Paulistão – Penapolense 1×3 São Paulo Tenente Carriço
Paulistão – Santos 0x0 São Paulo Vila Belmiro
Paulistão – Bragantino 0x5 São Paulo Nabi Abi Chedid
Libertadores – Corinthians 2×0 São Paulo Arena Corinthians
Paulistão – Rio Claro 0x0 São Paulo Augusto Schmidt
Paulistão – Ponte Preta 1×2 São Paulo Moisés Lucarelli
Paulistão – Palmeiras 3×0 São Paulo Allianz Parque
Libertadores – San Lorenzo 1×0 São Paulo Nuevo Gasómetro
Paulistão – Botafogo-SP 2×0 São Paulo Santa Cruz
Libertadores – Danubio 1×2 São Paulo Luiz Franzini
Paulistão – Santos 2×1 São Paulo Vila Belmiro
Libertadores – Cruzeiro 1×0 São Paulo Mineirão
Brasileirão – Ponte Preta 1×0 São Paulo Moisés Lucarelli

2 COMENTÁRIOS

  1. Alguma coisa deve ser feita, mas se o gringo tivesse que ficar em razão do jogo contra a Ponte, certamente seria o primeiro a sair. A atuação dele foi m fiasco. Quase todos os lances de perigo contra a meta do São Paulo, saíram de uma bola perdida por ele. Achei estranho ter sido substituído apenas no fim do jogo. Se eu fosse o treinador ele não teria voltado para o segundo tempo.

  2. Do jeito que está o melhor é botar todos medalhões no olho da rua e subir o sub 20 junto com o técnico deles. Manter só o Hudson, o gringo e os pratas da casa. Acredito que façamos melhor papel que com essa porcaria de time que aí está. Milton banana Cruz credo, tchau!!!!