SP pode ganhar candidato e concorrente por técnico se vencer Cruzeiro

66

UOL – Guilherme Palenzuela e Thiago Fernandes

Marcelo Oliveira sorri após o Cruzeiro fazer 2 a 0 no Universitario de Sucre, em jogo válido pela Libertadores Leia mais Douglas Magno/AFP

O São Paulo pode ganhar um candidato a técnico e um concorrente pelos mesmos alvos no mercado de treinadores caso elimine o Cruzeiro de forma contundente, com duas vitórias largas, nas oitavas de final da Copa Libertadores. O candidato seria Marcelo Oliveira, que vive momento de menos estabilidade em Minas Gerais e é um dos nomes bem avaliados pelos paulistas, que aguardam até o meio do ano para definir o sucessor de Muricy Ramalho enquanto Milton Cruz é interino. O problema, para o São Paulo, é que o Cruzeiro teria interesse nos mesmos Jorge Sampaoli e Vanderlei Luxemburgo caso tivesse de procurar um substituto.

Marcelo Oliveira é bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, considerado um dos melhores técnicos do país, mas vive hoje um momento de estabilidade muito menor do que há cinco meses. A situação é causada pelo desempenho irregular no Campeonato Mineiro e na Libertadores. Mesmo que o discurso da diretoria do Cruzeiro seja de manter o técnico a qualquer custo, existe a possibilidade de haver troca de comando em caso de uma derrota pesada no confronto contra o São Paulo, que se inicia nesta quarta-feira (6), no Morumbi, pelas oitavas de final da competição sul-americana.

Publicidade

Depois de desistir de esperar uma resposta do argentino Alejandro Sabella, o São Paulo que venceu quatro das cinco partidas disputadas sob o comando de Milton Cruz decidiu esperar até pelo menos o meio do ano para retomar a busca por um treinador. Os nomes que se enquadram no prazo e interessam são o também argentino Jorge Sampaoli – com quem a diretoria já conversou -, da seleção chilena, o português André Villas-Boas, do Zenit (RUS) e Cuca. A espera até julho, pelo menos, só deve ser abreviada se Vanderlei Luxemburgo, Marcelo Oliveira, Tite ou Levir Culpi fiquem livres no mercado.

No Cruzeiro, os nomes prediletos são semelhantes. Vanderlei Luxemburgo é um dos treinadores que mais agrada ao presidente Gilvan de Pinho Tavares, por exemplo. Antes de anunciar Marcelo Oliveira em dezembro de 2012, o dirigente tentou a contratação do atual treinador do Flamengo.

Jorge Sampaoli, que disse ao São Paulo só poder negociar após o fim da Copa América, no início de julho, é outro entre os favoritos da diretoria do Cruzeiro. O argentino negociou em 2012 para assumir o Cruzeiro, mas não chegou a um desfecho positivo.

Apesar de já ter conversado com Sampaoli, Villas-Boas e Luxemburgo, o São Paulo adota postura de apenas observação em casos como os de Marcelo Oliveira, empregados em outro clube do país e neste momento sem saída possibilitada. A diretoria tricolor afirma não ter falado com o treinador, apesar de admitir o interesse caso ele fique desempregado. No Cruzeiro, o gerente de futebol Valdir Barbosa também afirma que não houve contato.”Pelo menos ao Cruzeiro não. O São Paulo é um clube ético, a gente sabe como eles trabalham e não houve nenhum contato. Pelo menos que a gente saiba não”, disse à Fox Sports.

Enquanto exerce a função de treinador, Milton Cruz já prepara o São Paulo para a disputa do Brasileirão, que começa para o clube contra o Flamengo, domingo, no Morumbi. O interino pede pelo menos mais quatro jogadores para compor o elenco.