Gazeta Esportiva – Tossiro Neto
A tentativa de jogar com três zagueiros no segundo tempo da partida contra o Avaí, no domingo, não funcionou como Juan Carlos Osorio pretendia, já que a equipe sofreu empate nos minutos finais. A grande esperança do treinador são-paulino é Lucão, jovem defensor com quem ainda não teve contato, já que passou o último mês na Seleção sub-20.
“O trabalho está sendo feito, a gente precisa de um pouco mais de tempo. Ele já disse que está contando com isso, mas esperando a chegada do Lucão. Com mais treinos, vamos conseguir pegar isso aí”, opinou o lateral Carlinhos.
O colombiano, no entanto, ainda terá que esperar um pouco mais. O jogador de 19 anos retornou à capital paulista no domingo, depois do vice-campeonato mundial da categoria, mas recebeu uma semana de folga para descansar. Juntamente com o meia Boschilia, que também disputou a competição na Austrália, ele se reapresentará apenas na segunda-feira, um dia depois do clássico contra o Palmeiras.
A última partida de Lucão com a camisa tricolor foi em 10 de maio, na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no Morumbi, ainda sob comando interino do coordenador técnico Milton Cruz. Osorio foi apresentado pela diretoria somente três semanas mais tarde, em 1º de junho. Desde então, manteve o esquema tático do comandante anterior, com uma linha de quatro (dois laterais e dois zagueiros), mas ao mesmo vem ensaiando sua formação preferida nos treinos.
“A principio, com o Paulo Miranda, pensava que poderia jogar assim. Não estamos mais com o Paulo, mas volta o Lucão, que é muito bom jogador. Há a possibilidade de jogar com três zagueiros”, disse Osorio, depois do empate com o Avaí.
Paulo Miranda não está mais no clube porque foi vendido para o Red Bull Salzburg, da Áustria. Dias antes, o São Paulo havia anunciado a venda de Rodrigo Caio, outro zagueiro do elenco, para o Valencia, da Espanha. Pelas baixas, os únicos nomes para a posição neste momento são Rafael Toloi, Dória e Edson Silva. Foi o último quem entrou no decorrer do jogo de domingo, antes de a equipe sofrer o empate nos minutos finais.
A situação é ainda mais complicada porque não há certeza se Dória continuará ou não no clube. Seu contrato se encerra em 30 de junho, dois dias após o clássico contra o Palmeiras, porém o São Paulo tenta estender seu empréstimo junto ao Olympique de Marselha, clube francês que detém seus direitos econômicos.