Fonte: Gazeta Esportiva
A cada dia que passa, Juan Carlos Osorio conquista mais o elenco do São Paulo. Além da metodologia de trabalho e das demonstrações de conhecimento, o estudioso colombiano, que tem morado provisoriamente no CT da Barra Funda, vem chamando atenção por atitudes não convencionais também fora de campo.
“Os treinadores, às vezes, têm distância para os jogadores. Ele não tem, pede para se sentar à mesa, é muito educado e humilde”, disse o volante Souza, ao contar que não é comum técnicos brasileiros dividirem mesa com os atletas no refeitório.
“Para mim, deveria ser. Só que cada treinador tem seu método de trabalho. Muitos acham que a distância vai impor respeito, sendo que respeito se adquire no dia a dia, no trabalho, não com distância. Deveria ser regra. O Osorio é bastante humilde”, acrescentou.
Apresentado pela diretoria na segunda-feira passada, o colombiano fez sua estreia apenas no sábado, em vitória sobre o Grêmio, no Morumbi. Nesta terça-feira, depois de dois dias de folga, mostrou-se mais solto nas orientações do treinamento, sendo bastante exigente e falante – até em português, em alguns momentos – e brincando com os atletas, com os quais também tira dúvidas. Maneira de ser que tem impressionado.
“É natural que no decorrer dos dias ele venha a se soltar um pouco mais. Vem se esforçando, vem fazendo aula de português. Está tentando falar devagar. É natural de qualquer ser humano chegar acanhado e ir se soltando. É um treinador diferente de tudo o que a gente já viu aqui no Brasil. Conversa bastante, tem bastante interatividade com o jogador”, elogiou Souza.
O idioma é uma barreira que vem superada devagar. “Ele está sempre nos perguntando, querendo aprender a língua. Quando tem alguma palavra em especial, ele pergunta ‘o que é isso’. Ele fala a palavra em espanhol, a gente sabe mais ou menos em português e explica. Pelota, por exemplo, ele sabe que é bola. Em dois meses, acredito que ele já estará conversando em português, porque é muito esforçado”, aposta o volante.
A próxima exibição pública de Osorio será no sábado, quando o São Paulo, atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, visita a Chapecoense, em Chapecó. Por enquanto, o novo comandante segue cativando e treinando a equipe no CT. Nesta terça-feira, como as atividades serão em período integral, também dividindo o refeitório no almoço.