Líder, São Paulo tem seu melhor início de Brasileirão nos pontos corridos

92

GloboEsporte.com – Marcelo Prado

Juan Carlos Osorio São Paulo (Foto: Site oficial do SPFC)Osorio está satisfeito com o desempenho da equipe (Foto: Site oficial do SPFC)

O Campeonato Brasileiro ainda não chegou à metade do primeiro turno, mas o torcedor do São Paulo já tem motivo para ficar otimista. Com a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, no último sábado, a equipe assumiu a liderança, com 16 pontos, um a mais que o Atlético-PR. Trata-se da melhor campanha do Tricolor nas sete primeiras rodadas da competição desde o início dos pontos corridos, em 2003.

No período, os tricolores conquistaram cinco vitórias, um empate e sofreram apenas uma derrota, para a Ponte Preta. O aproveitamento é de 76,2%.  Os 16 pontos superam os 15 acumulados em 2006 (ano do quarto título brasileiro) e 2011 (quando o time fechou o campeonato em sexto).

A chegada do técnico Juan Carlos Osorio é um dos fatores que podem ajudar a explicar esses números. Ele esteve no banco em dois jogos (contra Grêmio e Chapecoense) e assistiu ao clássico contra o Santos no camarote (participou da preleção). O Tricolor venceu os três. Os trabalhos do dia a dia do novo são cheios de novidades, ele dá chances a todos os atletas e, com isso, a motivação aumentou. Os jogadores têm elogiado o colombiano, enaltecendo principalmente seu conhecimento e sua forma de trabalhar.

Publicidade

Além disso, com Osorio e Milton Cruz (que dirigiu o time interinamente por 12 partidas), o São Paulo se tornou um time mais equilibrado. No começo do ano, durante o Paulistão, uma competição menos exigente, a defesa era muito criticada. Com Milton Cruz e, agora, com Osorio, a situação mudou. Tanto que a equipe tem a segunda melhor defesa do Brasileirão, com apenas quatro gols sofridos em sete rodadas.

O quadro abaixo mostra o desempenho da equipe em todos os anos

tabela desempenho são paulo brasileiro (Foto: GloboEsporte.com)

Os jogadores comemoram o ótimo momento da equipe, mas ressaltam que é preciso manter a seriedade.

–  É um momento muito legal que estamos passando. Chegar à liderança traz uma satisfação enorme. Mas sabemos que não tem nada ganho, pelo contrário, é só o começo – afirmou o volante Souza, autor do gol que garantiu a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense.

Já o meia Michel Bastos espera que o ótimo momento do time faça o Morumbi receber um grande público no próximo domingo, para o confronto diante do Avaí, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

– Precisávamos melhorar nosso desempenho como visitante e conseguimos. Agora o desafio é manter a força no Morumbi, diante da nossa torcida. Espero que o Morumbi esteja cheio no domingo pra nos empurrar – finalizou.

Michel Bastos São paulo (Foto: Site oficial do SPFC)Michel Bastos espera que o Morumbi receba grande público na partida contra o Avaí (Foto: Site oficial do SPFC)