O técnico Juan Carlos Osorio, do São Paulo, iniciou seu trabalho concentrado na observação. Ainda sem visto de trabalho para comandar a equipe nos jogos, ele terá como primeira tarefa identificar as carências do elenco para depois indicar possíveis reforços. Inicialmente, a ideia é seguir com o plantel atual, sem modificações.
– Vou aproveitar todo tempo para olhar e diagnosticar se precisamos de jogadores. Mas creio que agora não. Não gosto de participar das contratações, meu mérito é exclusivamente desportivo. Pretendo apenas sugerir se precisa de algum reforço para uma determinada posição – explicou Osorio.
Luis Fabiano, Rogério Ceni, Paulo Henrique Ganso, Dória e Alexandre Pato são alguns dos jogadores do elenco com situações indefinidas. O caso do goleiro é o mais próximo de um desfecho positivo. A ideia dele e do presidente Carlos Miguel Aidar é renovar contrato até dezembro.
Ganso, por sua vez, segue no São Paulo, mas é cobiçado por outros times. O Santos tem interesse na contratação do camisa 10 e fez uma proposta por empréstimo, condição rejeitada por Aidar. O dirigente, no entanto, não descarta uma negociação definitiva, desde que uma oferta satisfaça todas as partes. O vínculo do meia é válido até 2017.
Luis Fabiano e Pato têm contrato até o fim do ano. O centroavante não terá o vínculo renovado e pode sair no meio da temporada, caso o Tricolor receba uma compensação para liberá-lo. Pato, emprestado pelo Corinthians, tem negociação mais complexa. O clube tem interesse na sua permanência, mas teria de entrar em acordo com o rival.
Dória, por fim, está emprestado até o fim do mês pelo Olympique de Marselha. O zagueiro teve dificuldade com lesões desde o início do ano e sua permanência também depende de uma negociação com o clube francês.
Se tiver baixas com algum desses jogadores, Osorio provavelmente vai pedir contratações. A princípio, o colombiano pretende olhar para o mercado nacional e só depois sugerir nomes de estrangeiros. Aproveitar atletas das categorias de base, consequentemente diminuindo gastos do futebol profissional, também é uma das suas tarefas.
Nesta quarta-feira, no clássico contra o Santos, no Morumbi, Osorio contribuirá sem comandar o time no gramado. Milton Cruz seguirá dirigindo o time e vai ajudar o treinador na adaptação ao clube. A estreia do colombiano está prevista para sábado, diante do Grêmio, novamente no Morumbi.
No Atlético Nacional, Osorio fez 237 jogos, com 126 vitórias, 59 empates e 52 derrotas. O aproveitamento foi de 61,5% dos pontos. O time colombiano fez 360 gols pró e sofreu 216 sob o seu comando.
O Rodizo vai acontecer com o Osório:
Sai o Pipoca carne de pescoço e entra o Pato contra file
Sai a Múmia bucho de segunda e entra o Denis carne moida
Sai o Souza capa de file e entra o Centurion Picanha Argentina
Vai passar o pente fino??
Então vai tirar os piolhos PIpoca e Mum-ra
Tirar o Mun ha, só se for com uma CPI
Essa diretoria só faz besteira, por que não esperou mais um pouco? Agora assina com um estrangeiro por dois anos, não sabe se o cara vai se adaptar ao Brasil e já faz uma coisa dessa, é loucura isso, mas vamos torce que der certo, pois somos são são-paulinos, mas é difícil.