São Paulo goleia por 4 a 0, afasta a crise e afunda o Vasco na tabela.

52

GloboEsporte.com

 

Em jogo movimentado em Brasília, Tricolor paulista vence o adversário carioca nos começos do primeiro e do segundo tempo. Riascos perde três gols incríveis…

 

Publicidade
  • Vasco x São Paulo Alexandre Pato (Foto: André Borges/Frame/Estadão Conteúdo)
    Pato comemora com Wesley (19) o primeiro gol tricolor (Foto: André Borges/Frame/Estadão Conteúdo)

    Na parte de cima da tabela, o São Paulo reagiu. Após quatro jogos sem vitória, o time paulista fez 4 a 0 no Vasco, em Brasília, e encostou no G-4 do Brasileirão. Na ponta de baixo, a equipe carioca acumulou a segunda derrota seguida, após dois triunfos desde que Celso Roth assumiu o cargo de técnico – pode virar lanterna no próximo fim de semana.

    O Mané Garrincha recebeu 15.812 pagantes, que geraram uma renda de R$ 1.274.000,00.

     

    Na 13ª rodada da competição nacional, o Vasco visita o Grêmio em Porto Alegre no sábado, às 18h30. No domingo, às 11h, o São Paulo recebe o Coritiba no Morumbi.

    O jogo

    O Tricolor paulista começou o primeiro tempo em ritmo alucinante na capital federal. Aos 17 minutos, já vencia por 2 a 0, com gols de Pato (aos 12) e Michel Bastos. As jogadas fluíam com naturalidade, ao contrário das apresentações anteriores. O clima ruim do começo da semana, provocado por desentendimentos entre jogadores e o técnico Juan Carlos Osorio mais o atraso no pagamento de direitos de imagem de parte do elenco, parecia ter ficado no passado.

    Mas, aos 27, o técnico vascaíno mexeu em seu time e mudou o jogo. Rafael Silva entrou no lugar de Lucas e reposicionou seus companheiros em campo. Andrezinho ficou mais centralizado e o atacante abriu na esquerda, com Riascos na direita. Foi o suficiente para escapar do sufoco do adversário e passar a criar chances de gol, não aproveitadas.

    Na volta para o segundo tempo, o São Paulo novamente foi letal logo de início, aos 3 minutos, com um gol de Wesley. Parecia que o jogo estava decidido. Mas o Vasco teve chance de reagir. Riascos teve três oportunidades claras na frente de Rogério Ceni, aos 10, 13 e 16, mas chutou todas as bolas para fora. No minuto seguinte, Toloi tirou bola de Andrezinho em cima da linha.

    Foi a senha para o técnico colombiano fechar o São Paulo: Hudson entrou no lugar de Pato, aos 18. Isso bastou para reequilibrar as ações. Até o fim, o ritmo do jogo continuou forte, mas seguro para o time paulista, com o fim da pressão carioca. Boschilia fechou o placar aos 47.

 

  •  GOLS, GOLS E MAIS GOLS
  • O São Paulo havia sofrido a maior goleada do Campeonato Brasileiro: 4 a 0 para o Palmeiras. Dessa vez, igualou o placar, mas a seu favor. Conseguiu bater o Vasco em Brasília com gols de Alexandre Pato, Michel Bastos, Wesley e Centurión. Ou seja, o time de Juan Carlos Osorio esteve presente nos dois resultados mais elásticos da competição.
  • SEM RECLAMAÇÕES
  • No último domingo, Michel Bastos não gostou de ser substituído e Centurión reclamou por ter entrado tardiamente na partida. Dessa vez, depois de se desculparem pelas críticas públicas, os dois ficaram 90 minutos em campo e corresponderam. Michel fez o segundo da goleada por 4 a 0 e o argentino participou de três gols. O posicionamento de Centurión foi diferente. Ele foi o jogador mais adiantado do São Paulo, como se fosse um centroavante, só que com movimentação. O que, no modismo atual, chama-se de “falso 9”.
  • SUBSTITUIÇÕES
  • Celso Roth e Juan Carlos Osorio conseguiram mudar o panorama do jogo. O Vasco levava um verdadeiro baile e já perdia por 2 a 0 quando o técnico trocou o volante Lucas pelo meia-atacante Rafael Silva. A equipe adiantou seu posicionamento e sufocou a saída de bola do São Paulo, que passou a errar muito. O primeiro tempo terminou com o Vasco melhor. Na segunda etapa, logo depois que Riascos perdeu três gols incríveis e Rafael Toloi salvou em cima da linha o chute de Andrezinho, Osorio fez o inverso de Roth: tirou o atacante Pato, colocou o volante Hudson, e o São Paulo não sofreu mais até o fim.
  • QUE FIASCO!Riascos foi o personagem da partida no Mané Garrincha. Em seis minutos, numa “pane” são-paulina, ficou três vezes frente a frente com Rogério Ceni e, de maneira inacreditável, mandou todas as bolas para fora do gol. A cada chance desperdiçada, o jogador ficava mais nervoso. Vaiado pela torcida a cada toque na bola, foi substituído logo depois por Celso Roth, que colocou o atacante Eder Luis em campo. O atacante colombiano aliviou a barra de seu compatriota, o técnico Juan Carlos Osorio, que conquistou sua terceira vitória no comando do Tricolor.
  • LÁ EM CIMA, LÁ EM BAIXO
  • O São Paulo chegou à quinta colocação, com 21 pontos, os mesmos do Palmeiras, que está no G-4, e cinco a menos que o líder Atlético-MG. A equipe pode ser ultrapassada por Corinthians e Fluminense, que jogam na quinta-feira contra Atlético-PR e Cruzeiro, respectivamente. Na outra ponta da tabela… O Vasco foi deixado para trás pelo Coritiba e, agora, é o penúltimo, com 9 pontos, um a mais que o lanterna Joinville.
  • Julio César: “Claro que você quer fazer o gol, se fizéssemos 3 a 1 e 3 a 2, poderia ser outro jogo, mas não tira nossos erros do começo do jogo, quando nossa estratégia foi por água abaixo”.

  • Michel Bastos: “Eu acho que a equipe está de parabéns pela vitória, nós mostramos um bom futebol, mas ao mesmo tempo deixamos cair o ritmo em alguns momentos da partida. Se eles marcassem um gol, a história do jogo poderia mudar. Tivemos sorte e competência. Em alguns jogos, não conseguimos fazer os gols e perdemos. Hoje conseguimos concluir, isso é importante. Vamos levar o lado positivo”.