SP sofre com venda de jogadores e vê defesa levar sete gols em três jogos.

67

UOL

Diego Salgado

  • São Paulo perdeu cinco jogadores do elenco em menos de três semanasSão Paulo perdeu cinco jogadores do elenco em menos de três semanas

Sete gols sofridos nos últimos três jogos do Campeonato Brasileiro fizeram o sinal de alerta acender no São Paulo. Com a saída de três zagueiros e um volante, o time paulista viu o desempenho da defesa cair a partir do empate por 1 a 1 com o Avaí, há três rodadas.

Desde então, o time levou mais seis gols e acabou derrotado por Palmeiras (4 a 0) e Atlético-PR (2 a 1). A campanha contrasta com os resultados obtidos nos primeiros setes jogos do Brasileirão. Com cinco vitórias, um empate e um revés, a defesa levou quatro gols em sete jogos. A média de gols sofridos passou, dessa forma,  de 0,57 para 2,33 gols por partida.

Publicidade

O mau retrospecto defensivo também coincide com a venda de alguns jogadores. Após vitória sobre o Grêmio por 2 a 0 no Morumbi, marcada pela estreia de Juan Carlos Osorio no comando da equipe, o São Paulo perdeu quatro atletas do setor defensivo: os zagueiros Rodrigo Caio, Paulo Miranda e Dória, além de Denilson, que atuava como primeiro volante no time.

Dória, cujo contrato de empréstimo com o Olympique de Marsella terminou na última terça-feira, atuou em nove confrontos do Brasileirão e só ficou fora da partida contra o Atlético-PR. Paulo Miranda jogou nas cinco primeiras rodadas e deu lugar a Rodrigo Caio no jogo diante do Grêmio.

Denilson, por sua vez, acertou a transferência para o Al-Wahda no último dia 19 e se despediu da equipe já contra o time gremista, no Morumbi. Hudson, com isso, substituiu o camisa 15 nas partida contra Chapecoense (vitória por 1 a 0), Avaí e Palmeiras. Com Hudson suspenso após levar o terceiro cartão amarelo, Osorio treinou com Souza na posição de primeiro volante.

O jogador, entretanto, também foi negociado pela diretoria do São Paulo. Após as vendas, o time paulista entrou em campo com uma formação bem diferente do habitual. Na zaga, atuaram Lucão e Edson Silva, com Thiago Mendes e Wesley de volantes. O esquema tinha Michel Bastos, Alexandre Pato e Jonathan Cafu no meio, com Paulo Henrique ganso como falso centroavante.

Durante o jogo, dois jogadores revelados pela base são-paulina entraram em campo: o zagueiro Lyanco, de 17 anos, e o lateral esquerdo Matheus Reis. Segundo o presidente Carlos Miguel Aidar, essa é a tendência para os próximos meses.

“O São Paulo não está pensando em contratações. Os jogadores estão sendo promovidos da base, esse é o projeto. Tenho certeza que estamos no caminho certo. Se não for pra aproveitar a base,  é melhor fechar aquilo lá e sair comprando jogador”, disse o dirigente.
Sequência
Depois de três partidas seguidas sem vencer, o São Paulo enfrentará o Fluminense no próximo domingo, no Morumbi, às 16h. Na partida, Osorio voltará ao banco de reservas após cumprir suspensão automática por ter sido expulso contra o Palmeiras.
O treinador colombiano poderá contar com Hudson no confronto. Além disso, ele deve ter mais dois jogadores à disposição: o zagueiro Rafael Toloi e o atacante Luis Fabiano, que não enfrentaram o Atlético-PR por conta de uma pancada no joelho esquerdo.
Com 17 pontos conquistados em dez rodadas, o São Paulo tenta voltar ao G4 do Brasileirão. Após o jogo contra o Fluminense, o time paulista enfrenta o Vasco, em Brasília, e o Coritiba, no Morumbi.