Comentarista na Copa de 2014, Osorio volta ao Maracanã para encarar crítica

117

GloboEsporte.com

Tossiro Neto

Técnico do São Paulo, que já enfrenta questionamentos, fará estreia à beira do campo do estádio do Rio, mas já esteve lá a serviço da imprensa colombiana.

Juan Carlos Osorio São Paulo Copa 2014 (Foto: Reprodução/Win Sports)

Juan Carlos Osorio, em programa de debate na Copa de 2014 (Foto: Reprodução/Win Sports)

Publicidade

Juan Carlos Osorio nunca trabalhou no Maracanã. Não à beira do campo. Em 2014, ele esteve lá duas vezes para comentar jogos da Copa do Mundo pela imprensa de seu país. A estreia do colombiano na área técnica do estádio carioca será, portanto, às 16h (de Brasília) deste domingo, em duelo do São Paulo contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Fazer parte do jogo – em vez de apenas acompanhá-lo da tribuna – colocará Osorio mais uma vez à prova. Há menos de três meses no futebol brasileiro, ele começa a ser questionado pelas mudanças constantes na escalação e vem de dois resultados negativos no Morumbi para adversários mais fracos. No sábado passado, a equipe foi derrotada pelo Goiás. Na quinta-feira, pelas oitavas de Copa do Brasil, o algoz foi o time misto do Ceará, lanterna da Série B. Logo, uma vitória no Rio de Janeiro pode devolver tranquilidade. Um novo tropeço, porém…

O vice-presidente de futebol são-paulino, Ataíde Gil Guerreiro, jura que o comandante seguirá no cargo independentemente do placar. Independentemente também de uma eventual proposta por ele. No México, já se especula que Osorio seja o principal nome pensado para assumir a seleção nacional após a saída de Miguel Herrera, demitido curiosamente por ter agredido um comentarista de uma emissora de televisão.

Herrera estava à frente do México no Mundial de 2014, porém não teve nenhum jogo comentado por aquele que pode vir a ser seu sucessor. Então treinador do Atlético Nacional, Osorio foi contratado para trabalhar para canais de rádio e televisão do grupo colombiano de mídia RCN. No Maracanã, viu duas partidas: a vitória da Colômbia sobre o Uruguai, pelas oitavas de final, e a decisão do título, conquistado pela Alemanha com triunfo diante da Argentina. Além disso, todas as noites participava de um programa de debate.

Juan Carlos Osorio (Foto: Marcos Ribolli)Osorio escreve em seu bloquinho durante a derrota por 2 a 1 para o Ceará, no Morumbi, na quarta (Foto: Marcos Ribolli)

No São Paulo desde junho, o técnico ainda não encontrou a estabilidade pretendida e prometida. Depois de um início muito bom, com a liderança do Brasileiro, o time não conseguiu encaixar uma sequência que reanimasse definitivamente a torcida. Muito em razão da redução do elenco com a saída de vários jogadores: os zagueiros Dória, Paulo Miranda e Rafael Toloi, os volantes Denilson e Souza, o meia Boschilia e os atacantes Ewandro e Cafu. Um pouco também por culpa do método de trabalho em que busca dar chance a todos do grupo.

 Nesse processo de conhecer todos e de tratar de encontrar as melhores interações entre eles, vamos perder partidas como a anterior
Juan Carlos Osorio

– Nesse processo de conhecer todos e de tratar de encontrar as melhores interações entre eles, vamos perder partidas como a anterior. Esse é um fator. Mas existem outros fatores importantes, como manter a equipe sempre muito descansada – disse o comandante são-paulino, entre as derrotas para Goiás e Ceará.

Perder partidas como as que o São Paulo perdeu nesta semana foi o bastante para se reacender a discussão sobre o rodízio que o treinador tenta implantar. incomum no futebol brasileiro. Ele não gosta de ver programas esportivos como o que integrou na Copa, mas tem o termômetro da arquibancada para medir a aprovação ou a insatisfação da torcida com sua equipe. No último jogo, o Morumbi se dividiu entre cobrança e apoio de torcedores.

Neste domingo, no Maracanã, Osorio volta ao banco de reservas para tentar recolocar o São Paulo no rumo das vitórias. Sem microfone, mas de novo com seu inseparável bloquinho, onde fará anotações para trabalhar até o compromisso seguinte, contra o Ceará, na quarta-feira, o primeiro de caráter eliminatório em sua segunda experiência profissional no Brasil, a primeira em sua posição de ofício.

21 COMENTÁRIOS

  1. Com esse time podem colocar como técnico: José Mourinho, Guardiola, Luis Enrique, Diego Simeone, Massimiliano Allegri, Jurgen Klopp, Unai Emery, Joachim Low, ou Ancelotti. Nenhum desses vingará no SP com esse elenco atual em campo.
    Podem ressuscitar até Telê Santana e coloca-lo no comando do Tricolor que com esses perebas no gramado não ganharemos nada.

  2. O Aidar disse no final do ano passado, em um churrasco no CT, que o Muricy teria o jogador que quisesse! Não teríamos problemas com dinheiro para contratações! Diretamente para um jornalista e comentarista do Sportv, que não vou revelar o nome, apenas por ser meu amigo! É o que aconteceu foi exatamente o contrário! O técnico saiu, chegou outro, vendemos um monte de porcarias, o time ainda não tem um formato definitivo, sem comando algum, sem ambição alguma, e sem perspectiva de melhora! Desculpem me pela sinceridade, até agressiva, mas se alguém deve ser penalizado com chutes em seus carros, esse alguém deve ser o Aidar e seus imbecis diretores que não servem para absolutamente nada!

  3. O TIME EH RUIM E AINDA POR CIMA ESSE PARDAL KE INVENTA AI NAO DA, NAO ESTAMOS NA EUROPA ONDE O NIVEL DOS RESERVAS DE TIMES GRANDES E RICOS SAO BONS, LA RODIZIO DA CERTO, AKI NAO, MALE MÁ TEMOS UM TIME TITULAR, QUE JA EH FRACO, ESSE OSORIO TEM QUE SE MANDADO EMBORA URGENTE, FRACO DEMAIS…

  4. Pra quem esta falando que a culpa é do Osório:
    – A diretoria prometeu uma coisa pra ele e fez outra como LG disse;
    – Erro do Lucão, T. Mendes e Auro não é culpa do Osório e sim desses merdas;
    – E por último o juizão deixa de marcar 3 penaltis pro SP.

    Osório já fez merda? Claro, que já, mas a culpa está sendo muito mais desses perebas em campo e dessa diretoria de merda!

    • aaaaaaaa cara nem vem com esse papo furado, antes d começar a vender meio time, esse comediante teve varios jogos com o time da liberta, fudeu todo o esquema q o milton cruz havia impantado pra promover essa tatica porra-loca dele, DEIXA EU FALAR UMA COISA PRA MOÇADA AKI:

      MESMO COM BONS JOGADORES, ESSA TATICA PORRA-LOCA NAO VAI NOS LEVAR A LUGAR ALGUM, MELHOR MANDAR ESSE CUZAO EMBORA E DEIXAR O MILTON MESMO OU TRAZER ALGUM TRENERO D VERDADE (CUCA)

  5. o que fico puto é q vao esperar o time ser eliminado na copa br pra mandar esse cuzao embora, se tivessem feito logo depois do jogo do ceara o milton ja teria 1 semana pra ajustar essa porra d time

    diretoria lixo, ANTAIDE seu filho duma puta, tua hora ta chegando tambem seu gordo arrombado

  6. é um fdp esse pardal do caralho, VAZA SEU MERDA, pior tecnico q eu ja vi na minha vida, esse maluco pode fazer sucesso com os zerado la da colombia, mas aki a mascara caiu rapidinho, pra jogar como esse lixo arma esse time é so trazer algum trenero serie C ou D, mesmo nivel

  7. Alguem duvida que esses lixos de jogadores estao tentando derrubar o tecnico assim como fizeram com o murici?! Esse tecnico de sacanagem tbem, mas o maior culpado de tudo com certeza a diretoria, atual e a antiga!!! Nao compro mais nada do sp enquanto estiver essa zona, e acho que temos que boicotar pra vercse muda algo ou continuara a mesma merda!!!

  8. O que estão fazendo com o Osório não se faz com um profissional, estão pegando os jogadores jovens que tem sangue e condições de competir colocando para venda, e as carniças em final de carreira que só enganam a torcida Mun-ra e Pipoca vão permanecer, no fim eles vão alegar falta de jogadores e renovar com esses paquidermes que sugam o Tricolor. Será que não percebem que com esses dois inúteis não estamos ganhando nada faz tempo e que o time só se mantém ganhando titulos, quanto que entra ganhando um Campeonato Paulista, Brasileiro, Sul Americano, Copa do Brasil. Vão continuar a investir nessa merda da Cotia que sobrevivia com aliciamento de atletas de outros clubes e que foi cortado depois do boicote ao nosso tricolor.
    Vamos lutar para a renovação chega de Jumento e Aidar.

  9. Não dá para saber se é um bom técnico ou não, não temos elenco para avaliar!
    Ele até me parece bom, porém precisa de elenco para fazer seu trabalho. Rodízio funciona quando se tem reservas de bom nível. Hoje não temos nem titulares.