Pato aponta para saída: “Meu ciclo não acabou na Europa”.

79

UOL

Guilherme Palenzuela

  • Eduardo Knapp/Folhapress

    Diretoria do Corinthians quer negociar o atacante até o fim do mêsDiretoria do Corinthians quer negociar o atacante até o fim do mês

Alexandre Pato aponta que só tentará ficar no São Paulo em 2016, após o fim do contrato e empréstimo com o Corinthians, se não receber uma proposta de um clube europeu. Escalado para o jogo desta quarta-feira contra o Figueirense, no Orlando Scarpeli, depois de não participar do clássico por impedimento contratual, Pato falou nesta terça-feira que “adora” o São Paulo, mas que ainda não encerrou o ciclo que começou no futebol europeu.

Publicidade

“Eu adoro o São Paulo, gosto muito do São Paulo, mas primeiro sou um cara profissional, primeiro sigo aquilo que assinei. Se tiver oportunidade de ficar, meu desejo é de ficar. Mas também não deixo de falar que não acabei o ciclo que comecei na Europa. Tenho muito o que aprender e o que jogar lá fora. Minha permanência não depende só de mim, mas sim dos clubes”, falou o atacante, que tem contrato até o fim de 2015 com o São Paulo e até o fim de 2016 com o Corinthians.

Pato também disse que o clube europeu não precisa ser um gigante para ser interessante. Para o atacante, tudo depende do projeto apresentado.

“Meu ciclo não acabou na Europa. Não sei quando se é o caso de dar sequencia agora. Clube, nesse momento, me sinto bem no São Paulo e nem sei quais propostas chegam ao Corinthians. Independente do clube, tudo depende do projeto. Se for bom para mim, depende do projeto. Se for bom para o Corinthians, financeiramente, tenho que pensar. Nesse momento não penso porque não sou eu que cuido disso. Se vier, vou tomar a decisão só no final”, acrescentou.

O atacante também afirmou que assistirá à convocação de Dunga para o amistoso contra a Costa Rica, quinta-feira, com expectativa de voltar à seleção brasileira.

“Sempre quis voltar à seleção, sempre quis estar lá. Posso falar que deixo na mão de Deus. Se acontecer é Ele que vai decidir, é o Dunga que vai decidir a lista. Trabalho para voltar. Nesse momento quero fazer meu melhor para amanha. Se for para ser, será”, falou.

Questionado sobre a possibilidade de não conseguir propostas do futebol europeu e nem acordo com o São Paulo para 2016, Pato admitiu que voltaria ao Corinthians, clube com o qual tem contrato por mais um ano e meio.

“Eu vejo nas minhas redes sociais, pessoas que encontro na rua pedindo minha volta, mas nesse momento eu não penso em volta ou ficar. Só penso em jogar, não sei o que vai acontecer. Sou profissional, se tiver que voltar… Sou profissional, faço meu trabalho, com amor ao time, sempre tento fazer meu melhor”, falou.

Análise de São Paulo 1 x 1 Corinthians

Sobre o empate por 1 a 1 no clássico entre São Paulo e Corinthians, no domingo, Pato afirmou que a atuação de Luis Fabiano foi “mais do que sensacional” e comentou o embate tático entre as propostas de abordagem dos técnicos Juan Carlos Osorio e Tite.

“Posso falar que sabíamos que o Corinthians também jogaria no contra-ataque. Mas aquilo que o Osorio treinou aconteceu, time muito ofensivo, foi um ponto muito positivo para gente. Luis foi mais que sensacional. Se não fosse a trave a gente poderia ter ampliado o resultado. Ele buscou a bola, lutou, chutou. Luis pode sim ajudar muito. Tudo aquilo que aconteceu acho que ele já superou. Ele mostrou a força que tem no clássico”, falou Pato, que disse ter ficado bravo pelo pênalti não marcado nos acréscimos.

“Sim, você fica bravo, apreensivo pra ver o que o árbitro, qual vai ser a decisão. às vezes o árbitro erra e por injustiça daquele erro você pode decidir um clássico. Não tem como anular, como bater o pênalti. É esquecer e pensar no próximo adversário”, completou.