Quebra-cabeça: Osorio tem opções táticas para superar baixas no clássico.

65

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan e Marcelo Prado

Sem Pato e Luis Fabiano, técnico poderá recorrer a variações de sistemas para suprir ausências: três zagueiros, duas linhas de quatro ou formação só um jogador à frente.

O técnico Juan Carlos Osorio terá de montar um verdadeiro quebra-cabeça para escalar o São Paulo que enfrentará o Corinthians, neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela 17ª rodada do Brasileirão. Os desfalques de Alexandre Pato (fora por cláusula contratual) e Luis Fabiano (inicialmente suspenso pelo STJD, apesar de o clube recorrer) dificultam o trabalho do treinador.

Para minimizar os problemas, o colombiano tem opções táticas: usar uma formação com três zagueiros, tentar duas linhas de quatro ou adotar sistema com só um homem na frente. Veja abaixo como o time poderia ficar em cada situação.

Publicidade

3-5-2

Osorio tem a opção de manter a formação com três zagueiros  (Foto: GloboEsporte.com)Osorio tem a opção de manter a formação com três zagueiros (Foto: GloboEsporte.com)
O bom desempenho nos treinos e os elogios de Osorio aparentemente colocam Luiz Eduardo à frente em uma disputa por uma vaga pela esquerda da defesa. Lucão, titular na derrota por 3 a 1 para o Atlético-MG, tem dificuldade no setor por não ser canhoto, segundo o treinador. Se optar pela manutenção do esquema 3-5-2, Osorio poderia usar Ganso mais avançado, como um falso 9, ao lado de Centurión. Desde o início do trabalho, em junho, o colombiano admite gostar do sistema com três defensores. Uma outra opção seria Wilder Guisao e o argentino na frente. Para isso, alguém perderia lugar no meio de campo.

4-4-2

São Paulo pode jogar com duas linhas de quatro e Ganso mais avançado (Foto: GloboEsporte.com)São Paulo pode jogar com duas linhas de quatro e Ganso mais avançado (Foto: GloboEsporte.com)
Osorio também pode optar por duas linhas de quatro, sistema no qual abriria mão da liberdade dada aos alas e apostaria na força do meio de campo. Ganso teria liberdade para armar o time e encostar em Centurión ou Wilder Guisao. Wesley, pela direita, e Michel Bastos, pela esquerda, teriam a cobertura dos laterais e também poderiam avançar. O treinador usou o esquema 4-4-2 na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no dia 26 de julho, mas na ocasião tinha Pato à disposição.

4-2-3-1

Tricolor no 4-2-3-1: Osorio pode optar por deixar só um jogador na frente (Foto: GloboEsporte.com)Tricolor no 4-2-3-1: Osorio pode optar por deixar só um jogador à frente (Foto: GloboEsporte.com)
Uma outra opção seria o 4-2-3-1, deixando só Centurión ou Wilder Guisao à frente. Nessa formação, Michel Bastos e Wesley poderiam ajudar Ganso na armação das jogadas e também teriam de voltar para fechar os corredores nas laterais.

2 COMENTÁRIOS