SP promete plano emergencial e time forte em 2016 para convencer Osorio.

56

UOL

Guilherme Palenzuela

  • Rubens Chiri/Divulgação

    São Paulo sofreu desmanche após a chegada do treinador colombiano ao clubeSão Paulo sofreu desmanche após a chegada do treinador colombiano ao clube

O vice-presidente de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira no CT da Barra Funda para anunciar a permanência do técnico Juan Carlos Osorio, que foi demovido na tarde de segunda-feira da ideia de pedir demissão para aceitar um convite da seleção do México. O colombiano ficou incomodado com a saída de oito jogadores do elenco – cinco titulares -, perspectiva que não havia sido comunicada a ele quando contratado. Agora, o vice de futebol são-paulino promete ao treinador um plano emergencial para buscar reforços baratos no mercado e também um time forte para 2016.

Publicidade

“Essa redução do elenco é complicada, é lógico que afetou o que ele pensava. Ele está com esse elenco, a gente está procurando dentro do mercado algumas possibilidades. Estamos procurando jogadores que estavam sem contrato quando fechou a janela e garimpando jogadores nas séries B, C e D, emergencial”, falou Gil Guerreiro. “Eu prometi para ele um time forte para o ano que vem e também neste exato momento procurar jogadores para compor o elenco”, acrescentou.

O vice de futebol afirma que não há mais tempo de perder jogadores para o futebol europeu e afirma que torce especialmente para que Alexandre Pato não receba propostas. Ataíde Gil Guerreiro ainda afirma que espera ter outra situação financeira para contratar o jogador do Corinthians no fim do ano.

“Não dá mais tempo. Tem um, que é um craque nosso, que nós não temos domínio, que é o Pato. Ele é atleta do Corinthians, está emprestado até 31 de dezembro. Ele tem uma condição contratual que por determinado valor pode ser vendido pelo Corinthians. Neste determinado momento a gente não tem dinheiro. Nós pretendemos no fim do ano ter outra condição para contratar o Pato. Estou torcendo muito para que não venha uma proposta pelo Pato”, falou.

Ataíde ainda comparou Juan Carlos Osorio ao técnico húngaro Béla Guttman, que foi treinador e revolucionou o clube na década de 50. “Antes de falar do México, reportei para ele quando o São Paulo trouxe o Béla Guttman, em 56. Ele chegou com uma inovação total do futebol do São Paulo que não existia no Brasil. Nós tínhamos um ídolo que não fazia gol de jeito nenhum, só ficava driblando pela ponta, que era o Canhoteiro, e ele conseguiu que o Canhoteiro se transformasse num artilheiro. Eu quero que ele faça uma mudança no São Paulo, não no futebol brasileiro. E ele me prometeu ontem, que primeiro ele não tem nenhuma oferta da seleção mexicana, existem boatos. Mas ele garantiu para mim que ele vai continuar do São Paulo. Foi uma conversa demorada, senti tudo aquilo que ele não gosta e eu vou tentar evitar que aconteça”, afirmou.

O vice de futebol dá respaldo a Osorio independentemente dos resultados dos próximos jogos – nesta quarta-feira o São Paulo joga a o segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Ceará, em Fortaleza, e precisa reverter a derrota por 2 a 1 sofrida no Morumbi.

“Osorio fica no São Paulo independentemente do resultado no Ceará. Nós esperamos que seja suficiente pra continuarmos na Copa do Brasil. Se houver um desastre, ele continuará independente do resultado da Ponte Preta [sábado, pelo Brasileirão]. Quando eu fui contratar o Osorio ele conhecia o elenco de ponta a ponta. Ele mostrou os vídeos que tinha do São Paulo, houve uma troca de e-mails entre mim e ele. Quando fui contratá-lo, não havia possibilidade de reduzir nosso elenco. A única saída que estava em negociação era o Rodrigo Caio. Ele ficou entusiasmado. Eu como homem de futebol lógico que não queria a saída de nenhum jogador. Mas você estava com elenco forte e não conseguia pagar o elenco. Tivemos uma conversa de diretoria, envolvendo área financeira e diretoria na qual eles me disseram que não dava para manter o elenco.  Hoje não tem atraso nem de imagem nem gratificação. Está tudo pago. Não tem nada atrasado”, falou.

O volante Hudson também falou sobre a permanência de Osorio logo depois do vice de futebol. Como representante do elenco, ele defendeu o treinador e enalteceu a nova filosofia de trabalho que o colombiano tenta implementar no futebol brasileiro.

“Acho que [representa] a continuidade do trabalho. Mudança não é garantia de que vá dar certo. Osorio tem trazido uma filosofia nova que nós jogadores estamos abraçando. Uma pena que os resultados não estão vindo, mas é de suma importância a permanência do Osorio. Muitas coisas melhoraram. Todo mundo se sente útil. Os treinamentos, o tratamento. Ele não nos trata apenas como jogadores, mas como pessoas. Acho que as qualidades têm sobressaído”, falou.