UOL
Guilherme Palenzuela
O São Paulo entrou no G-4 do Brasileirão, pelo menos até o início dos jogos de domingo. Na noite deste sábado a equipe treinada por Juan Carlos Osorio venceu a Ponte Preta por 3 a 0 no Morumbi em jogo que teve atuação de destaque do meia Paulo Henrique Ganso: marcou um gol e deu uma assistência. A vitória faz o São Paulo ocupar pelo menos temporariamente a quarta posição do Brasileirão, com 34 pontos, ainda podendo ser ultrapassado por Palmeiras e Fluminense neste domingo.
Os outros gols do jogo foram marcados por Michel Bastos e Wilder Guisao – o atacante colombiano fez o primeiro com a camisa do São Paulo. A derrota deixa a Ponte Preta na 12ª posição do campeonato nacional, com 27 pontos.
Outro que teve atuação de destaque, além de Ganso, foi Alexandre Pato. O atacante deu assistência para Wilder e ficou perto de marcar em outros dois momentos. Pato teve a companhia no ataque de Michel Bastos, de volta ao setor ofensivo devido ao desfalque de última hora de Carlinhos.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 0 PONTE PRETA
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 29 de agosto de 2015
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Gols: Michel Bastos (1-0), Paulo Henrique Ganso (2-0), Wilder Guisao (3-0)
Cartões Amarelos: Lyanco, Wilder Guisao e Thiago Mendes (São Paulo)
SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Hudson (Lyanco), Rodrigo Caio, Luiz Eduardo e Reinaldo (Matheus Reis); Thiago Mendes, Wesley (Auro) e Paulo Henrique Ganso; Michel Bastos, Wilder e Alexandre Pato. Técnico: Juan Carlos Osorio.
PONTE PRETA: Marcelo Lomba; Rodinei, Tiago Alves (Diego Ivo), Renato Chaves e Gilson; Fernando Bob, Elton, Felipe Azevedo, Bady e Cesinha (Keno); Diego Oliveira (Léo Costa). Técnico: Doriva.
Como foi o jogo
- Primeiro tempoO São Paulo começou a partida no 4-3-3 das últimas ocasiões e com o desfalque de última hora de Carlinhos, cortado da lista de relacionados horas antes da partida. Em campo, a primeira chegada perigosa do time de Juan Carlos Osorio foi logo com três finalizações. Michel Bastos cobrou escanteio, Ganso cabeceou, Wilder Guisao chutou e acertou a trave – gol perdido – e Alexandre Pato completou na sobra, exigindo mais uma defesa de Marcelo Lomba. Depois, o lateral Reinaldo arriscou de longe, conseguiu belo chute e Lomba mais uma vez salvou a Ponte Preta – que retribuiu, na sequência, com boa chegada de Bady e bela defesa de Renan Ribeiro, mais uma vez substituto de Rogério Ceni. O São Paulo abriu o placar com Michel Bastos, que voltou a jogar no ataque, desta vez na ponta direita. Paulo Henrique Ganso fez boa jogada pela direita, tirou dois marcadores do lance e deu bom passe para o companheiro abrir o placar com chute forte.
- Segundo tempoO São Paulo não recuou após o gol. Na segunda etapa, foi Paulo Henrique Ganso quem ampliou. Depois de lançamento de Reinaldo, Alexandre Pato invadiu a área da Ponte Preta em jogada individual, errou a finalização e viu Ganso, no rebote, completar com classe de pé direito – que não é o melhor e o mesmo com qual ele deu a assistência para Michel Bastos no primeiro gol. O terceiro gol foi de Wilder Guisao, que no primeiro tempo havia parado na trave. Alexandre Pato, novamente bem, fez boa jogada pela ponte esquerda e cruzou no segundo pau para Wilder completar de cabeça.
Destaques
- ImpedidoGanso marcou o segundo gol em posição de impedimento. O lance foi ilegal por alguns centímetros e não foi visto pelo assistente, que validou o gol. Quando Pato finalizou, Ganso estava um pouco à frente do penúltimo homem da Ponte Preta.
- Michel vira vice-artilheiroO gol marcado fez Michel Bastos chegar a nove gols no ano. Agora ele é vice-artilheiro do São Paulo, que tem 21 na temporada. Atrás dele no ranking de artilheiros está o goleiro Rogério Ceni, com oito gols.
- Thiago Mendes é capitãoNovamente na ausência e Rogério Ceni a braçadeira de capitão passou pelo rodízio. Depois de Ganso, Pato, Hudson e Michel Bastos, foi a vez do volante Thiago Mendes, que marcou um dos gols do São Paulo na vitória sobre o Ceará, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil.
- Aplausos a Reinaldo e Renan RibeiroO lateral esquerdo Reinaldo não está entre os mais queridos da torcida são-paulina, mas teve a boa atuação reconhecida quando foi substituído no segundo tempo pelo jovem Matheus Reis. A torcida cantou o nome do jogador e aplaudiu sua exibição – quase marcou de fora da área no primeiro tempo. Além dele, outro que teve o nome gritado foi Renan Ribeiro, que conseguiu fazer defesas difíceis com segurança.