Clássico San-São marca duelo de ‘técnicos kamikaze’ e promete muitos gols

69

UOL

Samir Carvalho*

O clássico entre Santos e São Paulo nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, marca o duelo de Dorival Júnior e Juan Carlos Osorio, técnicos com estilo “Kamikaze” por causa da postura ofensiva de seus times em campo.

Publicidade

Por conta disso, o San-São, como é conhecido o duelo, promete muitos gols. Os dois times jogam com três atacantes e iniciam a marcação no campo de defesa do adversário. Osorio, inclusive, mantém os três atacantes até quando escala três zagueiros. Ele atua sempre nos esquemas 4-3-3 e 3-4-3.

Com essa postura, o São Paulo marcou 27 gols em 21 jogos sob o comando do colombiano, média de 1,28 gols por partida.

O Santos, por sua vez, tem números extremamente ofensivos. Desde a chegada de Dorival Júnior, a equipe santista marcou 28 gols em 14 jogos, média de dois gols por partida. Com Marcelo Fernandes, antecessor de Dorival, o Santos fez 29 jogos e marcou 43 gols, média de 1,48 por partida.

Apesar do estilo “Kamikaze” de Dorival, o sistema defensivo também melhorou. Foram apenas nove gols sofridos, média de 0,64 por jogo. A defesa era o grande problema de Marcelo Fernandes, pois sofreu 34 gols em 29 jogos, média de 1,17 por partida, com o treinador campeão paulista.

“Creio que o Santos é o melhor time do Brasil jogando no ataque. Existem outros times como Grêmio, Corinthians, Palmeiras, mas jogam diferente. Santos joga como nós, atacando, e creio que vá sem um grande jogo”, afirmou Osorio.

Outro fator que anima o Santos de Dorival é a instável defesa do São Paulo sob o comando de Osorio. Foram 21 gols sofridos em 20 jogos, média de 1,05 por partida.

Dorival Júnior ainda conta com o artilheiro do Campeonato Brasileiro, Ricardo Oliveira, com 15 gols marcados. No entanto, o treinador terá dois desfalques importantes em seu quarteto ofensivo – Lucas Lima, que defende a seleção brasileira em amistosos, e Geuvânio, que sofreu uma lesão de grau 2 na coxa direita e deve desfalcar o time por um mês e meio.

Sem a dupla, Dorival deve optar por Marquinhos Gabriel na armação das jogadas. Já no ataque o treinador faz mistério. Neto Berola, Leandro e Rafael Longuine brigam pela vaga de Geuvânio. Já o São Paulo segue com dois desfalques importantes no ataque – Luis Fabiano e Alan Kardec, que se recuperam de lesões.

Ficha Técnica – Santos x São Paulo 
Data e horário: 09/09/2015 – às 22h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira – SP (FIFA)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho-SP (FIFA) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa-SP
Transmissão na TV: PPV
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique, Zé Carlos; Thiago Maia, Renato, Marquinhos Gabriel; Neto Berola [Longuine ou Leandro], Ricardo Oliveira e Gabriel Barbosa.
Técnico: Dorival Júnior.
São Paulo: Renan Ribeiro; Bruno, Lyanco, Edson Silva e Reinaldo; Thiago Mendes, Wesley (Rogério) e Ganso; Michel Bastos, Wilder e Pato
Técnico: Juan Carlos Osorio.