Corinthians amplia possibilidades de título, e Vasco respira; veja as chances

56

GloboEsporte.com

Com distância de sete pontos para Atlético-MG, Timão tem 88% de chances de levar a taça. Cruz-Maltino diminui de 95% para 85% os riscos de queda. Confira os números.

Tabela chances dos times 28ª rodada (Foto: GloboEsporte.com)

Fonte: site infobola, com cálculos do matemático Tristão Garcia

A rota para o sexto título está mais que aberta para o Corinthians. O Timão termina a 28ª rodada do Brasileirão com 60 pontos, sete pontos à frente do vice-líder Atlético-MG, e amplia a possibilidade de título. Se na rodada anterior as chances eram de 76%, agora já estão em 88%. O Galo segue à caça dos paulistas, mas a missão está cada vez mais difícil. As chances de taça para os mineiros caíram de 17% para 8%. Em terceiro, o Grêmio corre por fora e possui 4%. Os demais sequer têm chances.

Publicidade

Os cálculos são do matemático Tristão Garcia, do site infobola. Segundo ele, “Para o cálculo são considerados o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. O sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local.”

 

Na outra ponta da tabela, o Vasco deu mais um salto no sonho da permanência na elite do futebol brasileiro. Com sua quarta vitória nos últimos cinco jogos, o Cruz-Maltino agora tem 85% de risco de cair. Na rodada passada, o número estava em 95% para a equipe carioca. O lanterna Joinville, que na última semana tinha risco menor que a do Vasco, agora tem 95%. O Figueirense piorou sua situação. Passou de 65% para 77%.

Fechando o Z-4, a Chapecoense também não está com a vida fácil e não tem boas perspectivas. Os catarinenses ampliaram seu risco de queda de 38% para 40%. Primeiro fora da zona da degola, o Goiás tem 41% de risco, acima da Chape. A luta contra o rebaixamento ainda tem o Avaí com 30% de riscos, o Coritiba com 22%, e com números menores aparecem o Cruzeiro com 4%, Fluminense com 3%, Atlético-PR com 2% e Sport com 1%.

G-4: paulistas polarizam briga por quarta vaga  

A quarta vaga na Libertadores ainda têm vários postulantes, mas a briga está cada vez mais concentrada em três rivais paulistas. O Palmeiras agradece a ajuda de Rogério Ceni no empate por 1 a 1 com o São Paulo que o mantém entre os quatro primeiros e com mais chances de ir à Libertadores. O Verdão tem 42% de possibilidades. Na semana passada estava com 37%. O Tricolor aparece com 16% de chances. O Santos, que voltou a vencer, também está perto e aumentou seu número de 17% para 26 %.

O Flamengo, que chegou a ter 50% de chances antes da derrota para o Coritiba, agora está apenas com 12%. Ainda aparecem com possibilidades o Inter, com 7%, Ponte Preta, com 4%, Sport e Atlético-PR com 2%, e Fluminense e Cruzeiro com apenas 1%.

1 COMENTÁRIO