México mantém interesse em Osorio, e SP faz nova reunião para evitar saída

42

UOL

Guilherme Palenzuela

A diretoria do São Paulo se reuniu mais uma vez com Juan Carlos Osorio na última segunda-feira (21) para se prevenir de uma possível saída do treinador para o México. Não há proposta, mas diferentes pessoas do clube voltaram a ouvir informações que a seleção mexicana não desistiu de contratar o técnico colombiano.

Publicidade

Na conversa entre as partes, o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro voltou a ouvir de Osorio que ele não deixará o clube neste momento, mesmo se o México apresentar uma oferta. O São Paulo reconhece que o técnico não está plenamente satisfeito no momento.

“Osorio, que é um homem de caráter, sério, de palavra, disse para mim que não existe absolutamente nada. Disse: ‘estou no São Paulo e vou continuar no São Paulo’. Quando contratei Osorio não contratei só pelo excelente profissional que é. Contratei pelo caráter, pela fama que tem de homem sério no mercado. Todo mundo fala superbem dele”, disse Ataíde Gil Guerreiro, ao UOL Esporte.

Na segunda-feira veículos da imprensa mexicana procuraram a diretoria do São Paulo para comentar uma nova investida da federação nacional em Osorio. O México anunciou o brasileiro Ricardo Ferretti, técnico do Tigres, como interino da seleção até o fim de outubro e ainda aguarda a escolha do treinador que irá suceder permanentemente Miguel Herrera.

Juan Carlos Osorio tem contrato com o São Paulo até o fim de 2016. Apesar de descartar a saída do técnico neste momento, a diretoria do São Paulo não fala com tanta certeza sobre a hipótese do treinador antecipar a rescisão para o fim deste ano, após o término do Brasileirão. O que facilitaria a saída seria o fato do contrato de Osorio não ter multa rescisória – a federação mexicana não precisaria pagar nada para tirá-lo do Morumbi, assim como o São Paulo não precisa indenizar o treinador caso decida um dia demití-lo. Ataíde Gil Guerreiro, no entanto, acredita na permanência, já que Osorio começou a indicar nomes para a montagem do elenco são-paulino de 2016.

“Eu acredito que não [saia], pois me deu a palavra de que continua. Nós já estamos nos programando para 2016. Queremos ter um time muito forte no ano que vem”, disse o vice de futebol. “Ele não é movido por questões financeiras, mas por desafios. Ele sabia o elenco do São Paulo de ponta a ponta. Nos levou à casa dele e mostrou o que tinha de arquivos de jogos do São Paulo, analisou todos os jogadores. Tivemos que fazer uma redução do elenco, lógico que isso mexeu com ele. Mas já nos acertamos. É uma condição que, quando fomos contratá-lo, não esperávamos ter que fazer isso. Ele reconhece que nosso elenco ainda é bom”, completa.

Outra parte da diretoria, porém, não enxerga com tanta clareza que Osorio irá permanecer no São Paulo caso o México avance com uma proposta formal. Esta ala lembra que o treinador se incomodou com uma mensagem crítica enviada por um membro da alta cúpula após derrota para o Ceará, no Morumbi, pela Copa do Brasil. No jogo seguinte o São Paulo ainda perdeu para o Flamengo, pelo Brasileirão, e Osorio cogitou seriamente pedir demissão – incomodado pela mensagem e pelo desmanche imprevisto do elenco -, mas acabou demovido da ideia por Ataíde Gil Guerreiro. O temor desta parcela da diretoria é que uma eventual eliminação na Copa do Brasil para o Vasco, por exemplo, resulte num pedido de demissão do treinador.

As quartas de final da Copa do Brasil começam nesta quarta-feira (23) para o São Paulo, no Morumbi. Para enfrentar o Vasco Osorio conta com retornos Rogério Ceni, Ganso, Michel Bastos e Luis Fabiano, além da possibilidade de contar com Bruno, Thiago Mendes e Alexandre Pato, poupados na derrota para o Avaí no último domingo.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X VASCO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 23 de setembro de 2015
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Matheus Reis; Breno (Carlinhos), Thiago Mendes e Ganso; Michel Bastos, Luis Fabiano e Alexandre Pato
Técnico: Juan Carlos Osorio

VASCO: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Serginho, Julio dos Santos, Bruno Gallo e Nenê; Herrera e Riascos
Técnico: Jorginho

1 COMENTÁRIO

  1. acho que o SP, não deve se opor a saída do Osório, mesmo com as vendas de jogadores , ficou um plantel capas de pelo menos fazer bons espetáculos, fui assistir ao jogo com o chapecoense, foi horrível, 90 minutos sem um chute a gol, uma jogada sequer.
    Igual a ele temos por aqui, fico triste por hoje afirmar isto , pois acreditava que ele traria um novo modelo de jogo, mais moderno, porém em nada mudou.