GloboEsporte.com
Vitor Geron
Tricolor não perde para o Verdão em seus domínios desde março de 2002. De lá para cá, equipe venceu ou empatou 21 partidas, entre elas duas pela Libertadores.
Quando o Palmeiras venceu o São Paulo pela última vez no Morumbi, a seleção brasileira ainda sonhava com o penta, o português Luís Figo era o melhor jogador do mundo e o Tricolor tinha “apenas” três títulos Brasileiros e duas Libertadores e Mundiais. Agora tem seis nacionais e mais uma Libertadores e um Mundial.
São 13 anos ou 21 jogos sem saber o que é perder para o Verdão em território são-paulino. A última vitória alviverde foi em 20 de março de 2002, pelo extinto Torneio Rio-São Paulo, quando Alex fez um histórico gol aplicando um duplo chapéu, na partida que terminou 4 a 2 para o rival.
Depois desse jogo, o Tricolor já soma 13 vitórias e oito empates no período (veja ao lado a lista completa). Entre os resultados estão partidas importantes, como as duas vitórias pelas oitavas de final da Libertadores de 2005 e de 2006, por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente.
Manter o longo tabu, neste domingo, também vai impedir que o Palmeiras conquiste a terceira vitória consecutiva contra o São Paulo no ano. Até aqui, em 2015, o Alviverde venceu os dois confrontos: 3 a 0, no Campeonato Paulista, e 4 a 0, no primeiro turno do Brasileiro.
Além do recordes em jogo, o duelo de domingo é fundamental para as equipes na disputa por uma vaga no G-4 do Brasileirão. O São Paulo, em quinto, tem 42 pontos, dois a menos que o Palmeiras, em quarto.