SP tentou, mas não conseguiu tirar R. Oliveira do Santos

54

UOL

Guilherme Palenzuela

O São Paulo tentou, no fim de abril, tirar o atacante Ricardo Oliveira do Santos. Nesta quarta-feira (9), os rivais se enfrentam na Vila Belmiro, pelo Brasileirão, em jogo que colocará o experiente artilheiro do campeonato, de 35 anos e 15 gols, frente à defesa são-paulina. A história da quase volta de Ricardo Oliveira ao Morumbi começou com investidas informais e terminou com o aviso do são-paulino Carlos Miguel Aidar ao santista Modesto Roma Júnior de que não haveria negócio.

Publicidade

Ricardo Oliveira teve duas breves passagens pelo São Paulo, em 2006 e 2010. Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, o atacante passou a procurar clubes para o retorno ao futebol brasileiro após quatro anos nos Emirados Árabes Unidos. O São Paulo se interessou, mas não fez proposta e viu Oliveira assinar com o Santos, que resolveu abrir as portas para o atacante, que aceitou salário totalmente abaixo de mercado e de seu patamar anterior: R$ 40 mil.

O contrato assinado em janeiro entre Ricardo Oliveira e Santos teve duração de quatro meses. Depois do período em que o veterano mostrou entrar em plena forma e em uma das melhores fases da carreira, o São Paulo tentou agir. Os contatos aconteceram diretamente entre membros da comissão técnica do clube do Morumbi nos dias que antecederam a demissão de Muricy Ramalho, em 9 de abril. O São Paulo não levou contrato, mas ofereceu a Ricardo Oliveira um acordo até o fim de 2016 com salários em um patamar abaixo dos R$ 350 mil mensais que vê como teto a partir do ano que vem.

A oferta ao atacante, no entanto, foi feita sem passar por debate de diretoria no São Paulo e gerou discordâncias. O Santos tomou conhecimento da investida são-paulina para tirar Oliveira da Vila Belmiro após o Paulistão e procurou a diretoria do Morumbi. Na cúpula, frente às discordâncias internas e ao apelo santista, Carlos Miguel Aidar avisou ao presidente Modesto Roma Júnior que o São Paulo deixaria o páreo.

Do Santos, Oliveira recebeu proposta de renovação com salários próximos àqueles oferecidos pelo São Paulo, mas com vínculo de um ano a mais, até o fim de 2017. A segurança da duração do contrato e a gratidão por ter sido o Santos o clube que abriu as portas para sua volta ao Brasil motivaram o jogador a aceitar o acordo. No fim da novela, não foi nem o São Paulo, mas sim o Grêmio o clube que mais chegou perto de tirá-lo da Vila Belmiro, segundo quem acompanhou a negociação de pertos.

Ricardo Oliveira tem em 2015 média de 0,61 gol por jogo, com 28 gols em 46 partidas. Mesmo aos 35 anos, ele mostra rendimento físico acima da média: foi titular em 44 dos 46 jogos e jogou durante os 90 minutos em 32 ocasiões. Neste momento, Ricardo Oliveira ostenta sequência de seis gols marcados nos últimos cinco jogos. Nesta quarta-feira, caberá parar o artilheiro do Brasileirão que quase contratou.

Na primeira passagem de Oliveira pelo Morumbi, em 2006, participou de oito jogos na campanha do título do Brasileirão e jogou quatro vezes na Copa Libertadores – foi impedido de jogar o segundo jogo da final contra o Internacional. Em 2010, a reestreia foi contra o mesmo Internacional, novamente na Libertadores, e novamente com derrota, dessa vez na semifinal. O atacante ainda participou da campanha no Brasileirão. Ao todo, entre as duas passagens, Oliveira tem 29 jogos e 15 gols pelo São Paulo.