Briga do São Paulo por G-4 tem rival, vice-líder e aflitos com rebaixamento

42

Globo Esporte – Marcelo Hazan e Tossiro Neto

Doriva São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Para decidir a Copa do Brasil, será preciso fazer ao menos três gols (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

O revés por 3 a 1 para o Santos, na última quarta-feira, no Morumbi, distanciou o São Paulo de chegar à Taça Libertadores com o título da Copa do Brasil. Para avançar à decisão do torneio, será preciso fazer no mínimo três gols na segunda semifinal, na Vila Belmiro, onde o adversário tem 100% de aproveitamento desde que Dorival Júnior assumiu. São 14 jogos como mandante e 14 vitórias desde a chegada do treinador – 13 na Vila Belmiro e uma no Pacaembu.

Embora ninguém no clube admita, a esperança se voltou praticamente toda para uma das vagas do Campeonato Brasileiro.

Esse caminho, porém, também não é nada fácil. Restando sete rodadas para o término da competição nacional, a equipe treinada por Doriva tem como primeiro desafio o Coritiba, às 17 horas (de Brasília) de domingo, no Couto Pereira. A equipe paranaense é a primeira da zona de rebaixamento, faixa da tabela em que neste momento aparecem também Figueirense e Goiás, os dois últimos adversários, em Florianópolis e Goiânia, respectivamente.

Publicidade

Não bastasse enfrentar três clubes aflitos com a hipótese de cair para a segunda divisão, o São Paulo ainda terá o Sport, um concorrente direto pelo G-4, um clássico contra o Corinthians (em Itaquera) e um duelo com o Atlético-MG, atual vice-líder (veja tabela completa abaixo).

Próximo desafio da equipe treinada por Doriva é o Coritiba, em partida no Couto Pereira, neste domingo

Sexto colocado, com 47 pontos, dois a menos do que o Santos, o São Paulo tem 8% de chances de terminar entre os quatro melhores, nas contas do matemático Tristão Garcia, do site Infobola. O cálculo considera não só pontuação ou aproveitamento, mas também a dificuldade dos jogos de cada equipe, em função de adversários e locais.

Outra possibilidade de disputar a Libertadores em 2016 é a Copa do Brasil. Mas, para isso, será necessário vencer o Santos por três gols de diferença (ou por dois, com placares a partir de 4 a 2), na quarta-feira. Ocorre que, sob comando de Dorival Júnior, o time litorâneo venceu todos os seus jogos como mandante até aqui. O treinador são-paulino não joga a toalha, entretanto.

– Nunca desisti de nada na minha vida. Vamos continuar jogando o Brasileiro, acreditando na Copa do Brasil até o fim. Logicamente, sabendo que é uma tarefa difícil. Mas, se conseguirmos reverter, voltaremos muito fortes – disse Doriva.

Últimos confrontos do São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)

2 COMENTÁRIOS