http://globoesporte.globo.com/ – Por Alexandre Lozetti, Marcelo Hazan e Tossiro Neto
O São Paulo tem um novo presidente até abril de 2017: Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Antes interino no cargo máximo, ele confirmou o favoritismo na eleição da noite desta terça-feira, no Morumbi, e venceu Newton Luiz Ferreira, da oposição, com maioria de votos. Agora, ele substituirá Carlos Miguel Aidar, após a renúncia sob denúncias de corrupção. O novo vice-presidente geral do clube será Roberto Natel.
Participaram da eleição 193 conselheiros. Leco teve 138 votos, Newton do Chapéu teve 36 e 19 pessoas votaram em branco. No total, o Conselho Deliberativo do Tricolor tem 240 cadeiras, sendo 160 para membros vitalícios e 80 para temporários.
Com a vitória de Leco, Marcelo Abranches Pupo Barboza assume a presidência do Conselho Deliberativo do São Paulo.
O pleito ficou sob ameaça de suspensão por conta de uma liminar concedida no Fórum de Butantã, na segunda-feira. Sete conselheiros entraram com uma ação alegando prazo curto entre a renúncia de Aidar (dia 13) e a data da eleição (14 dias). O argumento convenceu a juíza Mônica de Cassia Thomaz Perez Reis Lobo.
Baseado no artigo 85 estatuto do São Paulo, o mesmo usado para conseguir a liminar, o clube entrou com um recurso no Tribunal de Justiça, derrubou a liminar e garantiu a realização da eleição. O pleito foi confirmado por volta das 18h30, uma hora antes da segunda chamada.
Pixuleco venceu, nada de Boneco de Posto até 2017