Osorio sugeriu Milton interino ao SP e disse que indicaria sucessor em 2016

57

UOL

Guilherme Palenzuela

Até a noite de quinta-feira (29) o São Paulo pensava em manter Doriva como técnico. O cenário é complexo: o atual treinador foi contratado pelo ex-presidente Carlos Miguel Aidar dias antes de renunciar, em um momento em que o clube não tinha mais nenhum dirigente empossado. Quando Carlos Augusto de Barros e Silva assumiu e o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro voltou, depararam-se com um técnico que gostam, mas que não consideram ideal para o momento. A situação poderia ter sido diferente. Segundo apurou o UOL Esporte, o colombiano Juan Carlos Osorio sugeriu o coordenador Milton Cruz como interino e prometeu indicar um sucessor para 2016.

Publicidade

Osorio, segundo relatam membros da diretoria, sugeriu ao aceitar o convite da seleção mexicana que Milton Cruz ficasse como técnico interino até o fim do ano. O coordenador técnico, que virou amigo do ex-treinador do time, poderia seguir com a mesma filosofia de trabalho, aplicando os conceitos implementados por Osorio durante os quatro meses de trabalho no CT da Barra Funda. O colombiano ainda se comprometeu a dar auxílios frequentes a Milton Cruz por telefone, até o fim desta temporada.

A sugestão de Osorio ainda contemplava a indicação de um nome para sucedê-lo em 2016. A ideia de Osorio era que, após o período de Milton Cruz como interino, uma vez terminada a temporada, indicaria um treinador com a mesma filosofia de futebol para continuar o trabalho no São Paulo.

A relação de Osorio com o ex-presidente Carlos Miguel Aidar era péssima. Foi Aidar quem mandou mensagem criticando rodízio e improvisações do treinador após a derrota para o Ceará no Morumbi, por 2 a 1, pela Copa do Brasil. No jogo seguinte, contra o Flamengo, no Maracanã, o então presidente acompanhou a delegação no Rio de Janeiro e, segundo relatado por membros do clube, Osorio se recusou a cumprimentá-lo em determinado momento da viagem. A relação do treinador com o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro, porém, era muito boa. Franca, com desentendimentos técnicos, mas de cordialidade.

Um dia após a briga entre Aidar e Ataíde, no último dia 5, o ex-presidente exonerou o vice de futebol e causou um processo de abandono de cargos na diretoria. No mesmo dia, o isolamento parcial fez Aidar convocar todos os vice-presidentes e diretores a pedirem demissão coletiva. No dia 7, Osorio deixou o clube e Doriva foi contratado por definição do presidente e execução do então gerente de futebol José Eduardo Chimello. No dia 10, Aidar anunciou que renunciaria. Quando Leco tomou posse como interino, no dia 15, e promoveu o retorno de Ataíde Gil Guerreiro, já era complicado retomar a sugestão de Osorio.

Doriva foi eliminado pelo Santos na semifinal da Copa do Brasil após duas derrotas por 3 a 1, no Morumbi e na Vila Belmiro. Até aqui o sucessor do colombiano tem cinco partidas, com uma vitória, um empate e três derrotas. Nesta quinta-feira a diretoria do São Paulo conversou sobre as possibilidades e decidiu dar voto de confiança a Doriva e mante-lo no cargo. Os dirigentes acreditam que uma demissão agora e uma nova troca de comando técnico poderia causar ainda mais desgaste ao elenco e diminuir as chances do clube se classificar à Copa Libertadores de 2016.

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que a Inútil Diretoria está mantendo o tambem inutil como técnico, para a volta do Rei do Morre Morre, Rei do Chuveirinho, Rei do 0x0, Rei da Retranca, Rei das contratações idiotas, Rei do Rachão, Rei da estupidez, Rei da Ignorância, alguem, sabe de quem eu estou falando.

  2. os melhores jogos desse ano com esse jogadores vagabundos foi no comando do milton, nao duvido nada se o comediante colombiano num acabou foi aprendendo com o miltao a comandar essa bagaça, até pro mexico ele tentou levar o mestre

  3. Tirar o Doriva e trazer quem ? O Doriva não é um grande nome porém tem potencial, tem uma identificação com o clube e acredito que pode fazer um bom trabalho, além disso ele se enquadra na politica atual do clube de gastar pouco . Vamos ter uma limpa no elenco, principalmente de jogadores desgastados (RC e LF). Teremos de formar novas lideranças e o Doriva parece ser um cara bem conciliador e objetivo. Temos que dar tempo e tranquilidade ao Doriva para tentarmos ficar no G4 e iniciarmos 2016 com um plano bem traçado.

  4. Como eu tenho raiva desse Aidar. Cara sujo, sem ética, sem respeito, roubou o SP, bandido descarado. Além disso, perdemos o Osório por causa dele , pois se o momento político fosse ótimo Osório não deixaria o clube porque estaria voando com nosso tricolor. E ao invés de deixar o Miltão até o final do ano, não…. trás essa praga de Doriva. Esse cara tem que ser preso e devolver tudo que roubou do SP.

    Ei, Aidar, vai tomar no c……