Rogério Ceni é absolvido por críticas ao árbitro no empate contra o Vasco

49

GloboEsporte.com

João da Mata

Camisa 1 do São Paulo corria risco de ser suspenso por até seis partidas após dizer que pênalti para a equipe carioca “tinha sido marcado antes de começar o jogo”.

Rogério Ceni foi absolvido na tarde desta quinta-feira por conta das críticas ao árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva no empate, por 2 a 2, entre São Paulo e Vasco, no Morumbi, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o goleiro disse que o pênalti marcado para a equipe carioca “tinha sido marcado antes de começar o jogo”. A Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva entendeu que o jogador não teve a intenção de ofender.

São Paulo x Vasco Thiago Mendes Rogério Ceni Matheus Reis Dewson Fernando Freitas da Silva (Foto: Miguel Schincariol)
Rogério Ceni contesta a marcação do árbitro Dewson
Fernando Freitas da Silva (Foto: Miguel Schincariol)

O goleiro foi enquadrado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (ofender a arbitragem), cuja pena varia de quatro a seis partidas de suspensão, além de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. Relator, auditor e presidente da Comissão foram unânimes ao apontar que a conduta de Ceni foi “crítica” nos padrões razoáveis, desqualificando a conduta ofensiva. Se sofresse gancho máximo, o jogador de 42 anos, que encerra a carreira em dezembro, teria que antecipar a aposentadoria, pois restam seis rodadas.

Publicidade

 Ceni sente o tornozelo direito, deixa o jogo e vira preocupação no São Paulo

O pênalti em questão foi marcado pelo árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva após a bola bater no cotovelo de Matheus Reis (que recebeu o segundo cartão amarelo pelo lance e foi expulso), aos 43 minutos do primeiro tempo. Nenê bateu e converteu a cobrança. O lateral-esquerdo também foi denunciado, com base no artigo 258 (conduta contrária à disciplina), mas assim como Rogério Ceni também foi absolvido por unanimidade na mesma sessão.

1 COMENTÁRIO