Santos x Doriva: técnico tem título, mas Peixe é melhor no retrospecto

88

GloboEsporte.com

Bruno Giufrida e Marcelo Hazan

Treinador conquistou o título paulista de 2014 pelo Ituano em cima do Alvinegro, mas, ao todo, leva a pior. Retrospecto em mata-mata pesou para São Paulo contratá-lo.

São Paulo x Vasco Doriva (Foto: Miguel Schincariol)

São Paulo e Santos duelam nas duas próximas quartas-feira, no Morumbi e na Vila Belmiro (Foto: Miguel Schincariol)

Um dos motivos que levaram o São Paulo a contratar o técnico Doriva após a saída de Juan Carlos Osorio foi o retrospecto contra o Santos, adversário do Tricolor na semifinal da Copa do Brasil, nas duas próximas quartas-feiras. Os números, porém, mostram que o treinador costuma levar a pior diante do Peixe, apesar do título paulista de 2014.

Publicidade

Doriva já enfrentou o Alvinegro cinco vezes, por Ituano, Atlético-PR e Ponte Preta. O time da Vila Belmiro venceu em três oportunidades (duas diante do time de Itu e uma contra o Furacão) e perdeu em duas. Uma das derrotas foi justamente no primeiro jogo das finais do Paulistão do ano passado, por 1 a 0, no Pacaembu. No confronto de volta, o Santos devolveu o placar, mas foi derrotado nos pênaltis.

Neste ano, sob o comando de Doriva, a Ponte Preta fez 3 a 1 no Peixe, no Moisés Lucarelli, pelo Campeonato Brasileiro.

Atual técnico do São Paulo, Doriva tem duas vitórias e três derrotas diante do Santos, mas o título paulista de 2014 pesa na conta

Contratado pelo ex-presidente Carlos Miguel Aidar, Doriva foi apresentado no dia 8 de outubro. Em menos de duas semanas, fez dois jogos: uma derrota para o Fluminense (2 a 0) e um empate com o Vasco (2 a 2).

Atrás da primeira vitória, ele agora tem pela frente o adversário que o ajudou a impulsionar a carreira como treinador. O título Paulista de 2014 sobre o Santos o ajudou a chegar ao São Paulo, depois das passagens por Atlético-PR, Vasco, pelo qual não enfrentou o Peixe, e Ponte Preta.

Doriva e Santos estarão frente a frente novamente nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Morumbi, e no próximo dia 28, no mesmo horário, mas na Vila Belmiro. Quem levar a melhor nos confrontos enfrenta o vencedor de Fluminense x Palmeiras na decisão.

Confira a lista de jogos do treinador contra o Peixe:

Ituano 0x1 Santos (fase de grupos do Campeonato Paulista 2014)
Ituano 1×0 Santos (final do Campeonato Paulista 2014)
Santos 1×0 Ituano (final do Campeonato Paulista 2014)
Santos 2×0 Atlético-PR (Campeonato Brasileiro 2014)
Ponte Preta 3×1 Santos (Campeonato Brasileiro 2015)