São Paulo.F.C.
Recuperados fisicamente e, aos poucos, conhecendo melhor a filosofia de trabalho do técnico Doriva – sucessor de Juan Carlos Osorio, que foi para a Seleção Mexicana -, os atletas são-paulinos iniciam na manhã desta segunda-feira (12) a reta final da preparação antes da retomada da temporada, que foi paralisada para os jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.
Com a pausa no calendário, o elenco foi liberado e ganhou três dias de descanso após a vitória sobre o Atlético-PR (1 x 0) no dia 3. Dessa forma, o intuito da comissão técnica foi minimizar o desgaste com a maratona de jogos e, assim, garantir que os jogadores pudessem descansar e aproveitar um pouco a família. A última vez que o elenco teve um período assim foi após o término da fase de grupos da Libertadores da América.
Na ocasião, após derrotar o Corinthians por 2 a 0 na rodada de encerramento da primeira fase no dia 22 de abril, a equipe teve duas semanas para descansar e trabalhar antes de encarar o Cruzeiro – também pela competição internacional – no dia 6 de maio, no Morumbi. Diante dos mineiros, o argentino Centurión balançou as redes no triunfo são-paulino por 1 a 0 no confronto de ida das oitavas de final.
Quando se reapresentaram no Centro de Treinamento da Barra Funda, no dia 7, os jogadores renderam boas notícias. Logo após a despedida de Osorio, o elenco são-paulino trabalhou normalmente e pôde contar com as voltas de Luiz Eduardo, Breno, Carlinhos e Luis Fabiano – todos recuperados de lesões. No dia seguinte, 8, já sob o comando de Doriva, o Tricolor iniciou uma nova fase na temporada 2015.
Antes de orientar o treino, Doriva pôde rever os amigos que fez no clube durante a sua passagem como jogador, conheceu os atletas do elenco e recebeu as boas-vindas todos. No auditório, o comandante reuniu jogadores e membros da comissão técnica para apresentar a sua metodologia de trabalho e falar um pouco sobre a sua trajetória.
Na sequência, seguiu para o gramado e deu o pontapé inicial em seu novo desafio na carreira. A pausa no calendário foi benéfica para conhecer melhor o elenco e ajustar o time antes dos retornos do Brasileirão e da Copa do Brasil – já que o São Paulo entrará em campo novamente na quarta-feira (14) – quando visitará o Fluminense, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Nos três dias em que orientou as atividades, o comandante esboçou a provável formação do time e tratou de aprimorar a parte técnica com uma série de atividades com bola.
Assim, nesta segunda e na próxima terça-feira (13), o novo treinador terá mais duas oportunidades antes de fazer a sua estreia e manter a briga por uma vaga na Libertadores da América de 2016. Quinto colocado no Brasileiro, com 46 pontos em 29 jogos, o Tricolor também concilia a disputa com a Copa do Brasil. Semifinalista, o clube enfrentará o Santos de olho em uma vaga na grande decisão.
Então, que venha a reta final de preparação!