UOL
Samir Carvalho
Reprodução/Twitter/Wagner Ribeiro
Gabigol tinha apenas 4 anos quando Santos foi eliminado pelo São Paulo em mata-matas
O São Paulo terá que quebrar um longo tabu para eliminar o Santos na semifinal da Copa do Brasil. O jogo de ida ocorre nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Morumbi. O tricolor paulista não elimina o alvinegro praiano em mata-matas desde 2000, na decisão do Campeonato Paulista daquele ano.
Naquele época, a nova geração de Meninos da Vila, comandada pelo técnico Dorival Júnior, ainda era criança. Geuvânio, o mais velho entre as “revelações santistas”, tinha apenas oito anos. Gustavo Henrique havia completado sete anos, enquanto Gabigol e Thiago Maia só tinham quatro e três anos, respectivamente.
Zé Carlos, o Zeca, só tinha seis anos, a mesma idade de Daniel Guedes, que pode atuar como titular contra o São Paulo, caso Victor Ferraz não se recupere de uma lesão nas costas.
Após esta eliminação, o São Paulo virou freguês do Santos em mata-matas. Tudo começou no Brasileirão de 2002, quando a geração Diego e Robinho eliminou o rival do Morumbi nas quartas de final da competição. Foram duas vitórias – 3 a 1 e 2 a 1.
Dois anos depois, os santistas voltaram a eliminar o tricolor paulista. Desta vez nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, com uma vitória por 1 a 0 no jogo de ida e um empate por 1 a 1 na segunda partida.
Na campanha do tricampeonato paulista (2010, 2011 e 2012) que o jejum ganhou força. O time liderado por Neymar eliminou o tricolor paulista três vezes consecutivas e justamente na fase semifinal da competição, com vitórias na Vila Belmiro e no Morumbi.
Em 2010, a semifinal foi disputada em dois jogos. O Santos venceu as duas. No jogo de ida, os santistas ganharam por 3 a 2, no Morumbi. Na partida de volta, vitória tranquila por 3 a 0 na Vila Belmiro.
No ano seguinte, o Santos eliminou o São Paulo em jogo único da semifinal em pleno Morumbi, com uma vitória por 2 a 0. Em 2012, a equipe santista eliminou o rival mais uma vez no Morumbi. Com show de Neymar, o time alvinegro venceu por 3 a 1.
Neste ano, no último encontro entre os dois clubes em semifinal, o Santos eliminou o São Paulo em jogo único na Vila Belmiro ao vencer por 2 a 1, com direito a golaço de Geuvânio, que arrancou do meio-campo e driblou toda a defesa antes de balançar as redes.
Dorival Junior e os atletas do Santos tentam fugir do assunto freguesia e aguardam um duelo difícil contra o São Paulo. “De maneira alguma (São Paulo freguês). Copa do Brasil é outro campeonato. Isso ficou para trás. São Paulo é um grande time. Se quisermos chegar à final, teremos que trabalhar”, afirmou o zagueiro Werley, que pode ser titular caso Gustavo Henrique não se recupere de lesão.
Confira os duelos em mata-matas entre Santos e São Paulo desde 2000
Por mais que eu queira acreditar que isso tudo pode mudar nesses 2 jogos você acaba ficando receoso ao ver nosso elenco que não passa confiança alguma, ver RC no gol e também o nosso atual treinador ainda perdido no comando do time.
De toda forma não vou deixar de torcer isso jamais mas não me iludo com o nosso time.
Mas quem sabe amanhã não seja o dia da virada e nosso SP volte a ser grande novamente e o melhor Campeão.
Com esse futebol atual do TRICOLOR se levar para os penaltis já será uma vitória.
Reinaldo, Edson Silva, Luiz Eduardo, Lucão, Hudson e …
Pipoca não jogava, nessa época éramos fortes