Substituto de Rogério Ceni, Denis teve um domingo inesquecível no Mineirão. O goleiro fez quatro defesas ‘milagrosas’ e, pela primeira vez na carreira, cobrou uma falta em direção ao gol, uma das marcas de Ceni no São Paulo. Mas a tarde foi esquecível para o time tricolor, que perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1, em duelo pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado manteve o São Paulo com 53 pontos e na quinta posição, mas uma vitória deixaria o time na quarta colocação provisoriamente – Santos, que tem 53 pontos e é o quarto, jogará na noite deste domingo contra o Joinville, em Joinville.
Apesar da distância, o Cruzeiro ainda mantém o sonho de chegar ao G-4, grupo dos classificados à próxima Copa Libertadores. O time tem 48 pontos e está em décimo. São dez jogos sem perder e faltam 12 pontos em disputa.
Os gols da partida foram marcados pelos atacantes Luis Fabiano e Willian, ambos no primeiro tempo. O jogador tricolor pode comemorar em dose dupla. Ele completou 35 anos neste domingo e fez o centésimo gol do time nesta temporada.
O atacante Leandro Damião fez o segundo do Cruzeiro, aos 35 do segundo tempo.
OS GOLS
O São Paulo conseguiu abrir o placar na primeira finalização no jogo.
Aos 30 minutos do primeiro tempo, Ganso cobrou escanteio do lado direito do ataque. Na segunda trave, Luis Fabiano subiu mais que o zagueiro e finalizou de cabeça. Sem chance para Fábio.
O gol de Luis Fabiano foi o centésimo do timena temporada, mas apenas o 11º dele neste ano. O atacante já jogou a toalha em relação sobre renovar o contrato com o São Paulo.
Dois minutos depois, Willian empatou para o Cruzeiro. Gabriel Xavier encontrou o atacante na área, que bateu firme no canto de Denis, que até tentou mas não conseguiu defender.
O gol, que definiu o placar, demorou a sair. Somente aos 35 minutos é que Damião, que acabara de entrar no jogo, marcou. Ele recebeu lançamento de Ariel e finalizou com força, sem qualquer chance para o goleiro Denis.
AS DEFESAS
O nome do jogo foi o goleiro Denis. Foram quatro defesas incríveis no primeiro tempo. Todas com grande grau de dificuldade.
A primeira delas foi aos 13 minutos. O volante Willians recebeu a bola na entrada da grande área, ajeitou para o pé esquerdo e chutou no ângulo. Denis espalmou e salvou.
No minuto seguinte, Bruno Rodrigo finalizou de voleio após a bola ser lançada para a área. Novamente Denis espalmou e evitou o gol cruzeirense.
Aos 18 minutos, Denis fez duas defesas em sequência. Primeiro espalmou uma tentativa de Xavier. Depois, muito mais difícil, tirou com a palma da mão esquerda a bola que já estava entrando pelo alto do gol. A finalização foi de Willians, de primeira, após o rebote do goleiro tricolor.
Aos 41 minutos, Denis se esforçou para espalmar uma falta cobrada por Fabrício.
“Para mim é muito importante [fazer as defesas]. Todos sabem o quanto eu trabalho. Tenho certeza que vou ajudar o São Paulo muito ainda”, disse Denis.
Já no final do primeiro tempo, o goleiro foi ao ataque para cobrar uma falta. O lance foi na intermediária. Na primeira tentativa, a bola bateu na barreira. No rebote, acertou novamente a barreira.
Discreto em relação ao assunto, Denis vem treinando faltas desde a última temporada, mas o goleiro procura fazer isso após os treinos e quando já não há mais jornalistas no centro de treinamento.
O TABU
Com a vitória, o Cruzeiro quebrou um tabu contra o São Paulo. Desde a edição de 2004 do Campeonato Brasileiro que o time mineiro não derrotava o rival tricolor.
A última vez foi pela 7ª rodada da competição, em 23 de maio de 2004, pelo placar de 2 a 1, com gols de Jardel e Dudu. O lateral Gabriel descontou.
Desde então, O São Paulo obteve seis vitórias e quatro empates.
A AGENDA
O São Paulo só voltará a campo no próximo dia 19 para enfrentar o Atlético-MG, no Morumbi, pela 35ª rodada. O Cruzeiro jogará antes. No dia 15, terá duelo contra o Sport, no Mineirão.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 1 SÃO PAULO
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 8 de novembro de 2015 (domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Público: 33.417 presentes
Renda: R$ 1.001.675,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (ESP-PE)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Dilbert Pedrosa Moisés (ESP-RJ)
Cartões amarelos: Manoel (Cruzeiro); Alan Kardec e Thiago Mendes (São Paulo).
GOLS:
CRUZEIRO: Willian, aos 32 minutos do primeiro tempo, e Leandro Damião, aos 35 do segundo tempo.
SÃO PAULO: Luis Fabiano, aos 30 minutos do primeiro tempo.
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Willians (Charles), Ariel Cabral, De Arrascaeta e Gabriel Xavier (Leandro Damião); Willian. Técnico: Mano Menezes.
SÃO PAULO: Denis; Bruno (Hudson), Rodrigo Caio, Lucão e Reinaldo; Thiago Mendes, Wesley (Centurión) e Paulo Henrique Ganso; Michel Bastos, Alexandre Pato e Luis Fabiano (Alan Kardec). Técnico: Doriva.