As chuteiras estão penduras há três anos, mas a paixão pela modalidade que o projetou nacionalmente insiste em fazer parte da vida de Adriano Gerlin. Natural de Dracena, no interior paulista, o ex-jogador do São Paulo tem uma nova missão em sua vitoriosa carreira: comandar um projeto social voltado para crianças e adolescentes e ligado à educação. Ao lado do irmão e técnico Juliano, o dracenense inaugurou neste domingo (8) a “Universidade do Futebol”, iniciativa que visa ensinar, de forma gratuita, os primeiros passos e os principais fundamentos do esporte.
– Essa ideia é um sonho antigo que estamos transformando em realidade. Começamos a analisar que o interior precisa de mais projetos desse tipo, que o jovem possa aprender a essência do futebol e que de alguma forma contribua com a educação dele. Conversamos com um juíz local, ele gostou da nossa proposta e foi a partir desse momento que tudo começou.
– Outro ponto importante é incentivar todos os participantes a tirarem boas notas na escola. Temos uma meta de ver essa turminha com 90% de aproveitamento nos estudos, inclusive acompanharemos os boletins. Claro que a nossa intenção é revelar novos talentos para o futebol brasileiro, mas ficaremos satisfeitos se conseguirmos transformá-los em cidadãos de bem – explicou Adriano Gerlin.
Pioneiro em uma região que revelou jogadores como Edu Dracena (Corinthians), Rodrigo Caio (São Paulo) e Renato (Santos), o ex-jogador espera contribuir com o crescimento e a descoberta de novos atletas para o futebol nacional. Ainda segundo ele, além desta unidade da “Universidade do Futebol” em Dracena, que conta com o apoio da Prefeitura e de empresas, outros polos serão inaugurados em outras cidades da Nova Alta Paulista.
– Essa é a primeira de muitas outras. Acho que tudo que conseguimos até agora é fruto da nossa credibilidade. Com a ajuda de muitos, conseguimos comprar todo o material esportivo necessário para tocar uma escolinha. A ideia é ter todos imbuídos nessa causa nobre. Estou muito feliz e tenho certeza que já deu certo, agora é com a gente.
A partir desta semana, as aulas são ministradas às terças e quintas-feiras, em dois períodos, no Estádio Municipal Irio Spinardi, em Dracena. Podem participar crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade entre 6 e 17 anos.
Carreira
Além do São Paulo, Adriano Gerlin passou pelas categorias de base da seleção brasileira, onde foi campeão mundial sub-20, em 1993, e defendeu o Botafogo, Atlético-MG, Sport, Náutico, Oeste Paulista. Encerrou a carreira no Grêmio Prudente, equipe da quarta divisão paulista, em 2012. Fora do país, o dracenense atuou na Suíça, Polônia, Japão e Colômbia.
Serviço
Os interessados em participar do projeto Universidade do Futebol podem retirar a ficha de inscrição na Secretaria Municipal de Esportes, localizada na Rua Edison da Silveira Campos, número 1.528. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3821-4798.