GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
Atual plantel de 31 atletas deve sofrer baixas consideráveis. Ceni, Pato, Luis Fabiano, Luiz Eduardo, Edson Silva, Léo, Wilder, Reinaldo, Wesley, Bruno e outros podem sair.
O elenco do São Paulo será reformulado para 2016, ação prometida pelo presidente Carlos Augusto de Barros e SIlva, o Leco. O atual plantel de 31 jogadores profissionais poderá ter mais de 10 saídas, o que representaria uma redução de um terço – o número não leva em conta as novas contratações. Todas essas movimentações levarão em conta a opinião do novo treinador, a ser definido nessa semana, segundo Leco e o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro.
Mandatário, diretoria, parte da comissão técnica e departamento de futebol estão descontentes com a postura dos jogadores, diante da goleada aplicada pelo rival Corinthians, por 6 a 1, no último domingo, na arena.
Além dos jogadores com contrato até o fim do ano, outros deverão sair. Rogério Ceni (aposentadoria), Alexandre Pato (empréstimo do rival Corinthians), Luis Fabiano (perto do Tianjin Songjiang, da China), Luiz Eduardo (submetido a cirurgia e emprestado), Edson Silva e o goleiro Léo estão praticamente fora em 2016.
Após a goleada do rival, Bruno, Reinaldo, autor de pênalti em Romero, e Wesley, substituído por Edson Silva, foram alguns dos jogadores criticados nos bastidores. O lateral-direito tem mais um ano de contrato e é alvo do Flamengo e tem mais um ano de contrato; o lateral-esquerdo não agrada dirigentes e torcedores, e o volante ex-Palmeiras tem seu custo-benefício questionado. Reinaldo possui vínculo até dezembro de 2017, e Wesley até dezembro de 2018. Ou seja, o clube teria de procurar soluções para as respectivas situações.
O colombiano Wilder Guisao, indicação de Juan Carlos Osorio, é outro com futuro incerto. O jogador tem contrato de empréstimo até julho de 2016, mas poderá ter o vínculo rescindido em acordo. A avaliação é de que o atleta não correspondeu tecnicamente.
Entre os jogadores contratados para 2015, Breno, recuperado para o futebol, Thiago Mendes e Rogério recebem elogios. Centurión, em alta com a torcida no primeiro semestre, perdeu prestígio no clube e é visto como um investimento que não rendeu o esperado.
O argentino tem dificuldade para compreender orientações em treinamentos, apesar de ter talento reconhecido. Agora diretor de marketing, Vinicius Pinotti bancou a transferência por cerca de R$ 13 milhões, e o vínculo do meia-atacante vale até fevereiro de 2017.
Apesar das lesões, Carlinhos recebe avaliação positiva pela evolução na posição de meia, função desempenhada principalmente com Osorio. O jogador fez o gol de honra na derrota para o rival Corinthians e sofreu pênalti desperdiçado por Alan Kardec.
Entre os atuais 31 são-paulinos, figuram atletas como Auro, Lyanco, Matheus Reis, João Schmidt, João Paulo e Murilo, mais novos e não tão aproveitados. Lucão, muito criticado pela atuação diante do Corinthians, deverá continuar como opção até o fim do ano. Milton Cruz tem ele, Rodrigo Caio, Edson Silva e o próprio Lyanco como zagueiros de ofício nesse momento, em busca de uma vaga no G-4 do Brasileirão – o time tem 56 pontos.
Atrás do objetivo, a promessa é de cobrança ao elenco na reapresentação desta terça-feira, no CT da Barra Funda. Mas a diretoria vai esperar os jogos contra Figueirense, sábado, no Morumbi, e Goiás, dia 6 de dezembro, no Serra Dourada, para depois definir as saídas.
Chance para a molecada, pelo menos no Paulista
Senhores,
2016 não será pior que esse ano, pois não é possivel que daremos conta de perder, mais um ano, todos os clássicos que disputaremos!!!!
Agora falando um pouco sobre o futebol do SP, o porque eu acredito que podemos ter um ano melhor e o que eu acho que tem que ser feito para que isso aconteça:
-Técnico: demorem o que for necessário para contrata-lo, para quando o fizer, não mais tocar nessa peça!! O Treinadore precisa de tempo para dar padrão e acertar o time, precisa de estabilidade para trabalhar! Não há a necessidade de um técnico para essa reta final de Brasileiro, esperem, pensem direito, para depois tomar a decisão!! Que a diretoria possa começar com o pé direito nessa escolha.
-RC, LF e Pato: RC ja deu a hora e ponto!!! LF, podem até me criticar, porém se aceitar um contrato ganhando uns 80000 R$ e sabendo que será a 2ª opção, eu até renovaria!! Caso não aceitasse, ok muito obrigado pelo serviços prestados!! Pato, ninguém me convence!! Esse cidadão não vale o que ganha, não tem raça, não tem brio, nunca foi decisivo, só chora! Que volte para as galinhas e ganhe seus 800.000 por lá!!!
-Dispensas/trocas: Reinaldo, é um infeliz, não sei o que faz no futebol. Bruno, covarde, medroso, pipoqueiro com a bola nos pés. Wilder, terminem o empréstimo. Michel Bastos, não me engana, muito estrelinha e não vem redendo nada (achou alguns gols).
– Restante: Acredito que se bem treinado o restante do elenco possa produzir algo!! Precisamos de algumas peças, para mim, apenas um zagueiro (Lugano) e um 1º volante (alguem mordedor, tipo felipe melo, willians do cruzeiro ou ralf das frangas, e não venham com mimi que ele joga nos travecos, pois o que importa é correr e suar a camisa, como o próprio Zidanilo faz por lá). Com essas peças que citei armaria o sp de duas formas 3-5-2 ou 4-2-1-3.
Temos boas peças para ambos esquemas, 3-5-2, com Lugano de líbero, e um cabeça de área batedô, daria tranquilidade para rodrigo caio e lucão jogar (esses dois não são ruins, são novos, precisam de volantes ajudando). Tiago Mendes seria o segundo volante, ainda nessa linha eu usaria Carlinhos/MR (mais na esquerda, como JR antigamente), Wesley (cornetem, mas esse camarada sabe jogar bola siiiiim)/Auro e o Ganso (cornetem mais uma vez, mas ele só precisa de atacantes que corram e deem opção), para fechar Kardec mais Neymar do Nordeste/Centurion (que até hj só entra em fria). Precisando ganhar tira um do meio bota um atacante velocista e pronto 4-2-1-3.
Sei la pessoal, essa é minha opinião!! Acredito que podemos sim ter um ano melhor!!
Gostei do que disse, está certíssimo. O SP não tem dinheiro pra altas contratações, e é bom ninguém ter grandes expectativas quanto a reformulação. Gostei principalmente da idéia do 3-5-2, como em 2005, mudando caso fosse preciso pro 4-2-1-3. Contra as frangas o Osório utilizou-se do 3-4-3 e fomos muito bem, Fabicone meteu 2 bolas na trave que poderiam ser gols, e ainda o Curica jogou com 2 “goleiros” (Uendel fez bela defesa no final). Com esse time ditamos o rítimo contra o Grêmio na casa deles, isso foi muito dedo do Osório, esse sim pode ser chamado de técnico. Acho que se o SP contratasse um do nivel de Osório, Sampaoli ou Fernando Jubero, daria conta de fazer a perebada jogar, claro que com algumas mudanças como vc disse.
Troca todo o elenco incluindo toda a base pelo Pato
Próximo jogo:
—————— Renan ——————–
Auro – Lyanco – R. Caio – M. Reis
————- Thiago Mendes ————
——— Daniel ——- M. Bastos——
Centurión —– Kardec —– Rogério
– Bruno: não defende nem ataca na LD. Nessa lareral direita coloca Auro que só ataca, ou Hudson que só defende.
– Thiago Mendes: unico volante que temos a nivel do tricolor.
– Ganso: sempre displicente.
– Daniel: o eterno reserva do Ganso, nem com ele contundido o Daniel não entra, acho que está rolando algum boicote, não é possível.
– M. Bastos: não é ponta direita, pelo amor de Deus! Bastos teve seu melhor momento no SP na meia esquerda.
– Centurión: já mostrou ser decisivo em jogos importantes, e jogou muito bem na ponta direita, entraria com ele na direita, mas parece ser o mesmo caso de Daniel, parece que há um boicote.
– Rogério: joga bem na esquerda, já tem que tomar o lugar de Pato, pois este já anda com a cabeça na Europa.
Se fosse o Milton eu escalaria o time assim com dois meias e impediria os laterias e o T. Mendes de subir ao ataque, já que tem dois meias pra armar e dois belos cruzadores (Centurión e Rogério).
Um bom time, a questão é: O Milton Cruz Credo tem peito de escalar??? ACHO QUE NÂO!
Na boa, estou com o André Frugis ali de cima, se é pra ter Bruno como lateral direita é melhor ir atrás do ilsinho que está sem clube e virá de graça. Acho que até o André Dias com 36 anos faria bem nessa atual zaga horrivel.
Espero que realmente tragam um técnico bastante diferenciado e o mantenham independente de resultados.
Contratar jogadores em início de carreira ou em ascensão. Chega de jogador meia boca.
Montar uma equipe de suporte de acordo com o que tem de mais inovador em termos de tecnologia, alimentação e preparo físico.
Temos que ter um profundo conhecimento de cada jogador, como acerta o velocidade, chute, passe, lançamento, desarme, cabeceio, etc.
Usar o jogador de acordo com esse conhecimento.
Monitorar a perfomance durante os jogos, para saber a exata hora de tirar de campo
Enfim, entrar de vez em um futebol mais científico e menos achômetro.
Ridicularizaram o antigo CEO, mas por mais que seu conhecimento de futebol ainda não fosse o melhor, ele tinha parte da resposta. A outra parte é uma análise subjetiva sobre os dados, mas sobre os dados e não ignorando como boa parte dos técnicos nacionais fazem.
Enfim precisamos do Guardiola ou do Klopp!!!