Tricolor Paulista mira vitória por dois gols de diferença para avançar à próxima fase. Alvinegro deixa vantagem de lado e quer mais uma vitória sobre equipe do Morumbi

45

ESPN.com.br

Demorou quatro jogos para que Doriva voltasse a utilizar Rodrigo Caio como zagueiro no São Paulo. O camisa 3 voltou a atuar na defesa neste sábado (31), e o técnico conseguiu a melhor vitória desde que assumiu o comando do elenco: 3 a 0 sobre o Sport, no Morumbi.

Até então, o atleta havia jogado em sua posição favorita apenas na estreia do novo treinador, na derrota para o Fluminense por 2 a 0. Desde então, ele foi utilizado apenas como volante. Mais adiantado, o garoto de 22 anos não teve o mesmo desempenho dos tempos de Juan Carlos Osorio e viu a equipe perder duas vezes para o Santos, empatar com o Vasco e bater apenas o Coritiba. Neste período, os são-paulinos sofreram nove gols.

O aproveitamento de Rodrigo Caio como defensor pode ser explicado pela eficiência nos desarmes. Apenas no Brasileirão, ele é o 5º melhor do time no quesito, com 43 corretos e 12 errados, e um acerto de 78.2% nos botes que tenta. Além disso, foram apenas 19 faltas cometidas até a 33ª rodada, uma média 0.3 infrações a cada tentativa de roubada de bola.

Publicidade

O camisa 3 ainda é o quarto do elenco em bloqueio de finalizações, com 10, atrás apenas de Lucão e dos goleiros Rogério Ceni e Renan Ribeiro.

Após a vitória sobre os pernambucanos, Rodrigo explicou sua preferência por atuar na defesa.

“É uma posição em que me sinto confortável jogando. Quando o professor conversou comigo, eu disse para ele. Me pediu para que jogasse mais adiantado, como volante, e joguei. Hoje tive a oportunidade de voltar, me sinto muito bem. Eu e o Lucão temos um entrosamento muito bom”, afirmou.

Na entrevista coletiva, o próprio Doriva admitiu que deve utilizar o jogador apenas como zagueiro nos próximos jogos.

“Foi muito bem como zagueiro, já havia jogado assim contra o Fluminense. Ele veio direto da seleção e jogou aquele jogo. Eu não tinha passado muitas informações para ele. Mas depois passei, ele jogou de volante. Hoje ele fez uma grande partida como zagueiro”, confirmou.

A ida de Rodrigo Caio para a defesa também abriu espaço para a entrada de Wesley no meio de campo ao lado de Thiago Mendes. Como titular, o camisa 19 fez a melhor partida desde que chegou ao São Paulo. Apoiou o ataque pelas pontas, deu uma assistência para o gol de Paulo Henrique Ganso e desarmou três bolas. A situação abriu uma nova possibilidade para Doriva, que deve apostar na nova formação.

“Contra o Santos precisávamos tentar desde o início uma formação mais ofensiva. Depois equilibramos a partida e o segundo tempo foi mais equilibrado. O Wesley aproveitou a oportunidade, deu equilíbrio na equipe e conseguiu ter um volume grande de jogo”, comentou em entrevista coletiva após o jogo.

Com a vitória sobre o Sport, o São Paulo chegou a 53 pontos e assumiu a quarta colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. Caso Santos e Internacional não ganhem na rodada, o time do Morumbi fica definitivamente na zona de classificação para a próxima Libertadores da América.

2 COMENTÁRIOS