ESPN.com.br
Apesar da promessa de apresentar nesta semana o novo treinador, o São Paulo já admite que anúncio pode ser feito na outra semana. Assim, aumenta a chance de o time concluir os dois jogos restantes no Campeonato Brasileiro com o interino Milton Cruz – na quarta colocação, com 56 pontos, a equipe briga por vaga na Libertadores-16.
A informação foi confirmada à ESPN pelo presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, em breve contato com a reportagem. Não há ainda um nome definido pela diretoria. Os nomes tratados são mantidos em sigilo e o clube avalia as condições de contratação.
Entre os nomes favoritos está o de Cuca, técnico do Shandong Luneng, da China. A vinda do treinador depende da saída dele da equipe chinesa.
Cuca e sua comissão técnica possuem contrato com o Shandong Luneng até dezembro de 2016 e tentam antecipar a saída do país sem o pagamento da multa rescisória, classificada como “pesada” pelo estafe do técnico. O São Paulo monitora o imbróglio.
Cuca agrada Leco, Ataíde Gil Guerreiro (vice de futebol) e Gustavo Vieira de Oliveira (diretor de futebol). Ele passou pelo clube em 2004 e a ele é creditado a formação da base que sagrou-se campeã do Paulista, da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, todos os títulos na temporada de 2005 e com outros técnicos.
Algumas pessoas próximas da diretoria afirmaram para a ESPN que caso não seja Cuca há um desejo do departamento de futebol de buscar um treinador sul-americano para repetir a experiência com Juan Carlos Osorio, que veio da Colômbia, ficou cerca de seis meses no São Paulo, mas deixou boa impressão.
A definição utilizada pela diretoria ao pensar no novo técnico é um profissional “moderno, com visão moderna de jogo”. Nos bastidores, também fala-se em um profissional capaz de identificar jogadores que estão sem comprometimento, dar chance para os jovens e ser rígido com os atletas que têm mais fama.
Outros nomes estudados para o cargo de técnico foram o de Paulo Autuori, atualmente sem clube, e do uruguaio Diego Aguirre, que já foi anunciado pelo Al-Gharaffa, do Qatar (embora não tenha assinado), e com quem o clube se reuniu há cerca de duas semanas. Quem está próximo da diretoria, no entanto, vê ambos com pequenas chances.
Vai vir outro Deriva e com ele jogadores dispensados da Ponte Preta, Santa Cruz, Bahia, Chapecoense, Central de Caruaru